Pronto Atendimento de Itapoá aprimora atendimento de pacientes no município
A unidade de Pronto-Atendimento (PA) 24 horas de Itapoá, oferece atualmente atendimento totalmente informatizado à população. Com a implantação do chamado prontuário eletrônico, o processo de atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do município ganhou qualidade e rapidez.
Agora, o paciente atendido no PA tem seus dados armazenados em um prontuário eletrônico, o qual garante acesso imediato às informações por meio de um sistema informatizado e integrado. Para se ter uma ideia do que isso significa, o médico visualiza no computador instalado no consultório todo o histórico de consultas do paciente na unidade. Com isso, o profissional tem melhores condições de avaliar e indicar o tratamento apropriado.
A informatização também está presente na hora de chamar o paciente para a consulta. Um sistema de som se encarrega de alertar a pessoa que aguarda na sala de espera e indicar para qual consultório ela deve se dirigir. Além de prestar um serviço de qualidade, o tempo para realizar o atendimento é menor se comparado ao sistema anterior, o que proporciona uma maior rotatividade de pacientes no local.
Segundo dados da coordenação do PA de Itapoá, 2.972 atendimentos foram realizados na unidade no mês de junho. O PA conta com dois médicos plantonistas a cada turno de 12 horas; quatro técnicos de enfermagem; um enfermeiro plantonista; um técnico de radiografia; uma recepcionista; um agente de serviços gerais e um motorista. Quatro ambulâncias, uma delas entregue recentemente pela Prefeitura.
A prefeitura investiu R$ 2.745.280,00, para firmar convênio com o Vidas Instituto de Assistência à Saúde, cujo valor está sendo pago em 12 prestações. A parceria é muito importante pois está promovendo melhorias na estrutura física do PA, com a reforma e pintura, além da contratação de um terceiro médico plantonista no período de alta temporada, nos meses de dezembro a março, e a disponibilidade de um responsável técnico junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM).