Oficinas do Projeto Orla

Dos dias 26 a 28 de julho e dois e três de agosto, foi realizada em nosso município, a Oficina I do Projeto Orla Itapoá. A oficina foi coordenada por um monitor credenciado, professor da Univali, Marcus Polette, e teve apoio da Coordenação Estadual do Projeto Orla.
Esta primeira etapa consistiu em uma oficina de capacitação e, a partir dela, resultarão os diagnósticos paisagístico, ambiental e socioeconômico simplificado, a classificação da orla e a delimitação do espaço de interesse para futuras intervenções. Nesta oficina I também foi apresentado um roteiro para elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI), com orientações sobre como identificar conflitos de uso e ocupação geradores de problema na orla, os atores envolvidos e a formulação de propostas para o enfrentamento das situações observadas para o alcance de cenários desejáveis.
Durante esta primeira etapa, além da capacitação dos atores, o monitor também conduziu dinâmicas de grupo para a identificação de unidades e setores da orla e confecção de perfis da orla em três situações: atual, tendência e desejado. Também foram preenchidas planilhas que classificam a orla segundo parâmetros ambientais, econômicos e sociais. O resultado destes levantamentos será o diagnóstico consolidado da orla de Itapoá.
Estiveram envolvidos atores do setor público e privado com ligação direta com a orla: Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Secretaria de Agricultura e Pesca, Secretaria de Esportes, Secretaria de Obras, Câmara de vereadores, SPU, Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, Associação Catarinense de Iate Clubes e Marinas, ACITA, CEAI, ACERAMGI, ACOPOF, ADEA, Rosamar, Redes ao Mar, Rosamar, Colônia de Pesca Z1, Associação de ambulantes, COMDEMA e Acquaplan.
No final deste mês de agosto acontecerá a Oficina II, que estará voltada para a elaboração das propostas de ação, preenchimento de eventuais lacunas no diagnóstico e, sobretudo, a definição de estratégias para execução, acompanhamento, avaliação e cronograma de implementação do Plano de Gestão Integrada da Orla.

– Alteração de data da Audiência Pública –

Informamos que devido ao curto prazo entre a OFICINA I e OFICINA II do PROJETO ORLA ITAPOÁ ficou deliberado na primeira oficina que a audiência pública prevista para o dia 27 de agosto fica cancelada. Informaremos a nova data da audiência, tão logo a mesma seja confirmada.