Escola Monteiro Lobato desenvolve projeto “Horta na Escola”
As aulas de ciências na Escola Municipal Monteiro Lobato agora contam com um diferencial, atividades práticas ligadas ao solo. Plantar, arrancar mato, podar e regar agora representam uma forma de aprendizagem na escola, de forma saudável e criativa, proporcionando o contato dos alunos com a natureza e desenvolvendo o interesse pelo cuidado com a natureza.
Além de complementar a merenda escolar, o projeto consiste em um laboratório para as aulas de ciências, educação ambiental e matemática, onde os alunos aprendem temas como os nutrientes do solo, a temperatura, luminosidade, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos, medidas de áreas, entre outras coisas.
Conforme a professora de ciências da Escola, Aline Zanela, essas são atividades que despertam o interesse nas aulas, nas quais os alunos precisam estar presentes na maioria das etapas desenvolvidas. As orientações no desenvolvimento e manutenção da horta são auxiliadas por educadores e pais, convidados a participar.
Segundo a professora, os objetivos e as estratégias da atividade permitem trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar, sendo:
• Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta;
• Proporcionar o conhecimento do processo de germinação;
• Conscientizar os alunos sobre a importância de poder saborear alimentos saudáveis e sem agrotóxicos;
• Construir a noção de que o equilíbrio do meio ambiente é essencial para a sustentação da vida em nosso planeta.
Informações e fotos: Aline Zanela – Professora de Ciências da Escola Monteiro Lobato