MÊS DE JULHO MARCA O INÍCIO DAS OBRAS DE SANEAMENTO BÁSICO EM ITAPOÁ.

Diariamente surgem dúvidas sobre a situação atual das obras de saneamento básico em nossa cidade. Importante esclarecer que os serviços de instalação das obras de esgotamento sanitário são obrigação da concessionária Itapoá Saneamento, sendo a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) a responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de água e saneamento básico em Santa Catarina.

O sistema de esgotamento sanitário em Itapoá será composto por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de 60L/s e uma rede de cerca de 22 km de coleta, com 3,5 km de linhas de recalque, duas estações elevatórias e um sistema de emissão de efluentes tratados.

A implantação das redes e linhas está prevista para acontecer entre julho e novembro de 2023. Já foram instaladas cerca de 2 km de redes em áreas onde a pavimentação já estava iniciada, para evitar retrabalhos.

As estações elevatórias serão construídas perto da Escola Estadual Nereu Ramos e do antigo Mercado do Peixe, com capacidades de 70L/se 5L/s, respectivamente. A construção da ETE começou em janeiro de 2023, após a retirada da vegetação, e seguirá até dezembro de 2023.

Ressalta Rafael Brito, Secretário de Meio Ambiente que “O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município representa uma grande evolução para todos nós, pois, com certeza, teremos um salto na qualidade ambiental dos nossos recursos hídricos e também do solo e, consequentemente, na saúde pública”.

O projeto inclui a proteção do meio ambiente, com a remoção adequada dos materiais vegetais. Até o momento, foram realizadas atividades como a elaboração de projetos, terraplanagem, drenagem, mobilização do canteiro de obras e construção da fundação das estruturas civis.

Para o Prefeito Jeferson Garcia “Depois da obtenção da Licença Ambiental de Instalação (LAI) junto ao IMA/SC, a Itapoá Saneamento tem se debruçado na efetivação completa da obra e a administração segue acompanhando para que, o mais breve possível, o saneamento básico seja uma realidade na vida da população itapoaense”, assegurou.

A implantação do saneamento básico representa um importante marco na história da cidade. Com esforços ajustados e investimentos adequados, espera-se que a cobertura completa de serviços de esgotamento sanitário seja alcançada, proporcionando à população uma cidade mais sustentável, saudável e próspera.