Corpo de Bombeiros forma 37 brigadistas voluntários e promove outros 33 bombeiros comunitários

Na noite de quinta-feira, 04, na Câmara Municipal, o 4º Pelotão de Bombeiros Militares de Itapoá, por meio do 1° Tenente Jonas Pires da Silveira, realizou a solenidade de Promoção de Bombeiros Comunitários e de entrega de certificados aos concluintes do Treinamento Básico de Atendimento a Emergências (TBAE), turma de 2023.

 

O TBAE 2023 foi realizado de 11 a 28 de abril, contabilizando três turmas e 37 alunos concluintes. Na formatura 20 alunos receberam os diplomas.

 

A trajetória dos brigadistas voluntários inicia com o Curso Básico de Atendimento a Emergências, realizado no formato online e com carga horária de 40 horas. Em seguida entram para o TBAE, que é o primeiro contato presencial do candidato com o Curso de Bombeiro Comunitário.

 

É nesse treinamento que prática o que aprenderam no curso a distância e participam de oficinas como a de operação com extintor portátil, montagem de estabelecimento do sistema hidráulico preventivo – na atividade de combate a incêndio –, reanimação cardiopulmonar adulto para leigo, e de controle de hemorragias em atendimento pré-hospitalar. Ao concluir o TBAE, os formandos estão aptos a participar do processo seletivo para o curso de Bombeiro Comunitário com aulas práticas e teóricas.

 

Na mesma cerimônia de formatura, foi entregue a promoção aos Bombeiros Comunitários já ativos. Dos 33 promovidos, 21 deles receberam os distintivos. Na ocasião também foi entregue um quadro de agradecimento à bombeira comunitária Lilian das Graças Maoski, em reconhecimento por ter atingido o 10º grau, mais alto posto dentre os bombeiros comunitários de Itapoá.

 

Os bombeiros comunitários são responsáveis por ajudar as comunidades nas ações com caminhões de combate a incêndios e nos atendimentos por meio de ambulâncias, em conjunto com os efetivos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Após a conclusão do curso, o bombeiro comunitário deve cumprir 120 horas semestrais para se manter ativo. Caso não cumpra essas horas, deve passar por estágio de 50 horas, teste físico e prova teórica. Assim como os militares, os bombeiros comunitários devem participar constantemente de treinamentos e cursos para manutenção e aperfeiçoamento de conhecimentos.

 

É sempre bom lembrar que o Corpo de Bombeiros Militar deve ser acionado pelo telefone 193, da Central de Operações, que vai imediatamente acionar a guarnição de Itapoá para atender ocorrências como incêndios, acidentes de trânsito, atendimentos pré-hospitalares, buscas e resgates.