Prefeitura de Itapoá adota medidas práticas para proteger alunos
Nesta segunda-feira, 10 de abril, o prefeito Jeferson Rubens Garcia recebeu um grupo de pais em seu gabinete para ouvir suas demandas relacionadas à segurança na Rede Municipal de Ensino.
Na ocasião, estavam presentes a Chefe de Gabinete, Elaine Alves, o presidente da Câmara Municipal de Itapoá, Fernando da Barra, além dos vereadores João Márcio Faligurski, Sargento José Stoklosa, Ivan da Luz e Tiago de Oliveira, e a Secretária Municipal de Educação, Luiza Montalvão de Oliveira Bongalhardo.
Após a tragédia ocorrida no dia 05 de abril, na creche de Blumenau, os pais buscam soluções dos órgãos públicos para reforçar a segurança aos estudantes. Em resposta, o prefeito Jeferson Garcia afirmou que duas ações práticas emergenciais foram adotadas: a disponibilização do botão de pânico às escolas de todo o município e a contratação de vigilantes para fazer o controle de acessos às unidades escolares. O botão de pânico emite alerta imediato para a viatura mais próxima atender a ocorrência. “Nesse momento, vamos adotar essas medidas emergenciais, mas estaremos sempre abertos à sugestões da população para construirmos, juntos, soluções cada vez mais eficientes para proteger nossas crianças”, diz Jeferson Garcia.
Ele acrescenta que outra ação é o protocolo de segurança nas escolas que está sendo elaborado pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), que reúne os municípios: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul.
Na reunião, a Secretária Municipal de Educação, Luíza Montalvão de Oliveira Bongalhardo, ressaltou aos pais que, para reforçar a segurança, não haverá exceções quanto aos horários de entrada e saída das escolas. A secretária também ressalta que as escolas da rede municipal têm um sistema de videomonitoramento desde 2018. “Também temos, desde o ano passado, o vídeo-porteiro instalado em quatro escolas e, ainda neste mês, vamos implementar nas demais unidades”, conta Luiza.
Os pais presentes também solicitaram providências com relação à segurança no transporte escolar. Atualmente o transporte dos estudantes é 100% subsidiado pela Prefeitura, por meio de empresa terceira participante de concessão.
Ao final da reunião, o prefeito solicitou que os pais formulem uma pauta com todas as demandas e enviem ao gabinete para que sejam avaliadas e tomadas as possíveis providências.