Cadastramento realizado pela Semai auxilia na preservação ambiental

Secretaria de Meio Ambiente (Semai) criou um banco de dados que facilita os proprietários de imóveis a disponibilizarem seus terrenos aos requerentes de Autorização de Corte (AuC) para que possam fazer a reposição florestal determinada.

A compensação pela supressão de espécies ameaçadas de extinção localizadas em fragmentos florestais em Santa Catarina é regulamentada pela portaria IMA Nº 210, de 26 de outubro de 2021, que determina que a supressão de espécie nativa ameaçada deve ser compensada na proporção de 1:10.

Pelo banco de dados da Semai, os requerentes de AuCs encontrarão mais facilmente terrenos onde possam fazer o plantio de mudas de espécies nativas, cujos donos intencionam enriquecer os bosques.

Para se cadastrar no banco, é preciso que o imóvel não esteja passando por processo de Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) proveniente de infrações ambientais, assim como outros impeditivos. Além disso, o proprietário deve preencher um formulário, assinar e encaminhar para o e-mail: eng.florestal@itapoa.sc.gov.br, acompanhado de cópia da matrícula atualizada da área, comprovando estar no nome do cadastrado e cópia do documento pessoal do proprietário do imóvel.

Com a criação deste banco de dados, a expectativa é que haja maior disponibilidade de áreas para o plantio de espécies florestais nativas, o que ajudará na conservação do meio ambiente e na proteção das espécies ameaçadas de extinção.

O cadastro pode ser feito no link: https://www.itapoa.sc.gov.br/noticias/ver/2023/03/cadastramento-de-imoveis-para-plantios-em-itapoa-