Ouvidoria municipal: canal de comunicação entre cidadãos e prefeitura
A Ouvidoria Municipal de Itapoá foi criada em 2019, com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação direta entre os cidadãos e a administração pública. Por meio desse canal os cidadãos podem registrar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias relacionadas aos órgãos e entidades municipais. O objetivo é contribuir para melhorar a qualidade dos serviços públicos, além de fortalecer a participação da população no controle social, se consolidando como um canal importante para a construção de uma cidade ainda mais justa e democrática.
O papel do setor é mediar o diálogo entre a população e as diferentes áreas do Executivo Municipal, e tem como prioridade, receber e encaminhar as demandas às secretarias para serem solucionadas, mediando não apenas as questões técnicas, mas tudo o que envolve o serviço público municipal e o relacionamento com o cidadão.
Além da transparência e da participação social, a Ouvidoria atua diretamente no acolhimento e na busca por respostas satisfatórias à necessidade do cidadão, por meio de informações justificadas a partir das manifestações apontadas pela sociedade.
“Nosso atendimento é feito de forma humanizada, buscamos sempre ouvir o cidadão e registrar o pedido da melhor forma possível. Temos o compromisso de receber as demandas e tratá-las com agilidade e seriedade, colaborando sempre na constante melhora dos equipamentos públicos a serviço do cidadão”, afirma Marcele Rodrigues, Ouvidora do Município.
A Ouvidoria é um espaço de controle aberto à sociedade, por isso, presta atendimento telefônico, whatsapp, presencial, por e-mail, cartas, e, todos os canais de entrada são obrigatoriamente registrados no sistema disponibilizado pela Rede Nacional de Ouvidorias, denominado “FalaBR”, pelo site: https://falabr.cgu.gov.br/publico/sc/Itapoa/manifestacao/RegistrarManifestacao
Os cidadãos podem fazer contato pelos números: (47) 3443-8839, (47) 98801-1269, também por meio do formulário de contato disponível na internet (www.itapoa.sc.gov.br), clicando banner “Ouvidoria Municipal” ou pessoalmente no prédio da Prefeitura (Rua Mariana Michels Borges, 201, Itapema do Norte) das 7h30 às 13h30. Para o contato, é necessário cadastrar e-mail válido para encaminhamento da resposta, e em caso de denúncia, pode ser feito de forma anônima. Sempre lembrando que não há nenhum custo pelos serviços.