Projeto Golfinho temporada 2022/23 forma mais de 700 crianças

No último domingo, 26, no Balneário Rainha, em Itapoá, o encerramento do ProjetoGolfinho. Estavam presentes 180 alunos do projeto, além de colaboradores e convidados.

No local, houve diversas atividades, entre elas simulação de resgate, palestras, exposição de equipamentos para as crianças como quadriciclo, stand-up, moto aquática, ambulância e caminhão de bombeiros. Ao final foram entregues brindes feitos exclusivamente para os golfinhos.
O evento contou com o apoio da Prefeitura municipal de Itapoá, que forneceu transporte para as crianças participantes,
do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que ministrou palestras às crianças sobre os animais marinhos e a importância de sua preservação.

O projeto golfinho existe desde o verão 1998/1999 e já formou milhares de crianças em Santa catarina. É um programa de prevenção, que orienta os participantes, crianças de 7 aos 13 anos de idade, de uma forma lúdica, sobre a utilização segura das praias, rios, lagos e piscinas. Os encontros são realizados entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, durante quatro dias, com duração de duas horas por aula. Ao final os participantes recebem os certificados e são batizados com um jato de água da Unidade Móvel do Corpo de Bombeiros.
Neste ano participaram, ao todo,727 crianças no projeto que teve a parceria da Prefeitura Municipal de Itapoá, por meio da Secretaria de Educação, que levou o Projeto Golfinho àsescolas municipais, com o objetivo de instruir as crianças do município antes do início da temporada, aumentando, assim, a conscientização e prevenção sobre os perigos dos ambientes aquáticos, além de noções de cidadania e meio ambiente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) de Itapoá, este foi o maior número de formandos com 25 turmas atendidas em dois turnos em diversos postos de guarda vidas do município, contendo dentre 17 a 50 alunos por turma.