Casos de Covid sobem e Secretaria da Saúde chama a atenção para prevenção e vacina
Santa Catarina é um dos estados que registra alta nos casos de Covid-19 e no último dia 12 de dezembro, a média móvel de novos casos estava em 4.746 por dia. A alta de positivados já está impactando no número de internamentos. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapoá orienta a toda a população a retomar os cuidados preventivos como uso de álcool em gel, máscara em ambientes fechados e distanciamento social. Em caso de sintomas gripais procurar o posto de saúde mais próximo para fazer o teste.
Todos os postos de saúde têm testes disponíveis para quem estiver com sintomas. Para os casos positivos, são emitidos os termos de isolamento e atestado médico. Além disso, é necessário isolamento de 10 dias a partir do início dos sintomas.
Importante ressaltar que emissão de atestado é somente para aqueles que trabalham e precisam apresentar aos empregadores para fins trabalhistas. É bom verificar se a sua empresa aceita somente o termo de isolamento com o laudo positivo para não congestionar os atendimentos nos postos de saúde e no PA.
Além dos cuidados citados acima e que todos conhecem, Janayna Gomes, Secretária da Saúde chama a atenção para a vacinação daqueles que ainda não se vacinaram ou não tomaram as doses de reforço. “Em Itapoá, de acordo com os dados do Vacinômetro SC, até 12 de dezembro, 85,54% da população da cidade havia tomado a 1ª dose de reforço, porém, somente 30% pessoas acima de 30 anos tinham se vacinado com a 2ª dose até essa data”, informa Janayna.
A Secretária lembra que as Unidades Básicas de Saúde têm vacinas disponíveis tanto para quem ainda não tomou a primeira dose, quanto para aqueles que não tomaram as doses de reforço, basta comparecer nas unidades para o gesto vacinal. A Pfizer Baby, para crianças de 06 meses a 02 anos, bem como as vacinas pediátricas, destinadas às faixas etárias de 03 a 05 anos, e de 05 a 11 anos. Estas devem ser agendadas no postinho de cada bairro.