Portas do Mercado da Maria são abertas ao público
Um local que já nasce sendo referência regional de comercialização de pescados, produções agrícolas, artesanato e gastronomia regionais, além de ponto de encontro da cultura de Itapoá. Depois de anos de planejamento, reconstruído a partir do antigo galpão da Rua do Comércio que ganhou contornos da cultura açoriana, Mercado da Maria é inaugurado nesta sexta-feira, 11 de novembro, e abre as portas para a população. Moradores, autoridades e representantes de diversas empresas lotaram a calçada do entorno do Mercado para prestigiar a cerimônia.
Em seu discurso, o Prefeito Marlon Neuber relembrou os caminhos percorridos para a implementação do Mercado da Maria. “Os desafios à frente do poder público são muito grandes e a burocracia também, mas conseguimos repaginar e construir essa estrutura. Depois de construído o mercado, tínhamos o desafio de colocá-lo para funcionar e para isso contamos com uma equipe técnica competente e comprometida que tornou esse sonho realidade e nos ajudaram a dar legitimidade a essa estrutura para que o município pudesse fazer essa entrega”, relata Neuber.
Nascido de um sonho em comum dos moradores de Itapoá, o Mercado da Maria, instituído e regulamentado pelo Projeto de Lei nº 1087/2021, foi pensado e construído para ser um ponto de encontro da cultura itapoaense e reúne comerciantes de produtos da pesca, agricultura, gastronomia e artenato locais. “Teremos aqui reunidos o artesanato de Itapoá, que também é a alma da nossa cidade, a produção dos nossos pescadores que já sofreram tanto e tiveram a paciência de esperar por esse momento, e o município presenteia essa importante classe econômica com esse espaço tão bonito, sanitariamente adequado para o escoamento da produção. Os nossos cerca de 300 agricultores e suas famílias que ainda têm o desafio de se organizarem por meio de associações tambémtêm aqui o espaço mais que necessário para que possam comercializar o fruto do trabalho do ano todo”, completa Neuber.
O Deputado Estadual reeleito, Maurício Eskudlark, participou da cerimônia de inauguração e descreveu o mercado como um local que recebe as pessoas com carinho. “Agora temos um espaço para nos encontrarmos sempre que visitarmos Itapoá. Prestigiem essa obra que pertence a todos dessa cidade, cuidem como se fosse de cada um de vocês. Um local para conversar, encontrar amigos, prestigiar quem trabalhou e investiu aqui, pois foi construído com muito carinho”, comentou Eskudlark.
Além da valorização indentitária regional, o espaço é uma valiosa conquista para a economia e o desenvolvimento da cidade, pois vai ajudar no escoamento da produção do setor pesqueiro e agrícola regional. Também vai fomentar a produção e comércio do artesanato, com a ajuda de apresentações musicais, feiras culturais e exposições artísticas.
A gestão do mercado público é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico. De acordo com Sergio Grassi, Secretário da pasta, para chegar à inauguração houve muita dedicação e empenho. “Foram 11 editais para que chegássemos até aqui, quem conhece o trabalho e a burocracia que isso gera, sabe o trabalho que há por trás. Por isso agradeço o empenho de cada um aqui e, também, a participação de cada cidadão, turista e visitante, além da coragem dos 26 permissionários, nobres pescadores, artesãos, músicos, agricultores e comerciantes, empreendedores que acreditaram, juntos conosco, desde o ínicio. Isso fez a diferença para a concretização do mercado municipal que sem a ocupação dos boxes, não existiria”, diz Grassi.
O Secretário enalteceu, ainda, o fato de que tudo foi possível graças ao ingrediente crucial: a união. “Eu poderia falar do desenvolvimento econômico que o Mercado da Maria gera, dos milhões que passarão por aqui, do entorno que será beneficiado continuamente, também do desenvolvimetno social, dos empregos que estão sendo e serão gerados direta e indiretamento pelo Mercado, do ganho cultural e turístico que teremos, mas quero enfatizar um ponto que é primordial: a união que esse lugar representa, esse é o Mercado da Maria, mas é o meu mercado, é o nosso mercado, é o mercado de cada cidadão”, destaca Grassi e complementa pedindo cuidado e esmero dos cidadãos para com o equipamento público. “Aqui dentro estão concretizados muitos sonhos e outros tantos serão realizados. Muita gente investiu todas as suas fichas e suas forças para que chegássemos até aqui, essa é a nossa Itapoá que quanto mais unida for, mais forte será. Precisamos aprender a valorizar a nossa Itapoá, o que temos, o que somos, porque somos grandes”, conclui.
O nome do mercado foi inspirado no pássaro Maria Catarinense, espécie endêmica das florestas tropicais do sudeste do Brasil e ave símbolo da cidade. O Vice-prefeito Jeferson Garcia falou sobre a importância desse reforço cultural para gera identidade. “É uma homenagem à ave símbolo de Itapoá, Maria Catarinense, esse pequeno pássaro de 10 centímetros que tem o habitat exclusivo na nossa região. É um marco histórico para a cidade e será uma referência na geração de emprego e renda, além de fomentar o turismo no nosso municipio”, comemora Garcia.
O Mercado da Maria vai funcionar de terça a domingo, com atendimentos nos boxes de pescados e hortifruti das 08h às 18h. Os boxes de artesanato estarão abertos de terça à sábado das 10h às 20h, e das 10 às 18h no domingo. A praça da alimentação atenderá das 10h às 22h de terça a sábado, e das 10h às 18h nos domingos.
Nesta semana de inauguração e na semana do feriado haverá programação artística especial. Confira a programação abaixo.