1º Festival Musicou reúne público de 720 pessoas

No último final de semana, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, cerca de 90 alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino mostraram, nos palcos do Maresia Beach Club, suas perfomances artísticas em apresentações de teatro, música e dança, durante a primeira edição do Festival Musicou. O projeto inédito, lançado pela Prefeitura Municipal de Itapoá, por meio da Secretaria de Educação, teve um público de mais de 700 pessoas durante os três dias de apresentações.

Os participantes do final de semana foram selecionados entre 350 estudantes que concorreram na Fase Escolar, realizada nos dias 10 e 11 de outubro. O festival, dividido nessas duas fases: Escolar e Municipal, é composto por apresentações nas categorias de teatro, música e dança, para uma banca de jurados formada por profissionais das respectivas áreas.

O festival estudantil faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento da Música na cidade, o Plano Foral, desenvolvido para incentivar atividades culturais entre a população itapoaense. De acordo com Marlon Neuber, Prefeito de Itapoá, o Foral é um amplo plano de implantação da música no município. “O Festival Musicou é o primeiro filho desse grande projeto Foral que abrange projetos na Casa da Cultura, passa pelas esquinas da Av. André Rodrigues de Freitas, onde nós vamos ter os projetos Som que Surge e Ágora, com artistas de nossa cidade, e vai até a Barra do Saí, onde também teremos música para acompanhar o por do sol, entre outras ações”, conta Neuber.

Segundo ele, a intenção é transformar Itapoá na Capital da Música. “Escolhemos a música como linguagem porque é universal. Muitas pessoas da Prefeitura estão trabalhando para concretizar esse grande projeto, especificamente na Educação, além do Festival Musicou, nós construímos prédios dentro das escolas de 6º ao 9º ano com pequenos auditórios, salas com isolamento acústico para criar um ambiente que vai fomentar a prática da música entre os estudantes”, conclui.

Além das apresentações dos alunos, o Festival contou com os espetáculos da Centro de Desenvolvimento Artístico Thaís Espíndola, da Escola de Música Tocando em Frente, do Centro de Ensino Artístico de Itapoá,  execuções musicais com alunos e professores de Sopro – Metais e Madeiras do Projeto A+ da Secretaria de Educação e do Projeto Música, Cultura e Arte da Casa da Cultura de Itapoá. Durante os três dias do Musicou os alunos do Projeto A+ também expuseram os trabalhos desenvolvidos no projeto de contraturno.

Veja a galeria de fotos dos três dias do evento: https://www.flickr.com/photos/196666534@N05/sets/72177720303145927/