Casal recolhe 12 mil tampinhas de garrafas pets nas praias de Itapoá

Você sabe quanto tempo demora para uma tampinha de garrafa se decompor? Segundo o Ibama, as tampinhas plásticas levam de 200 a 600 anos para desaparecerem por completo e, mesmo assim, as pessoas insistem em descartar esses e outros materiais plásticos na natureza.

Mas há quem se ocupe em amenizar os estragos causados pela falta de consciência com a preservação do meio ambiente. Um casal de moradores de nosso município, João Henrique Fialkoski e Evani Fialkoski, se dedicaram a recolher as tampinhas de garrafas pets que se encontravam na beira da praia.

Só nos últimos quatro meses conseguiram coletar mais de 12 mil tampinhas. Depois de mapearem mais de 35 locais, eles apontaram que onde mais encontraram tampinhas foi na Barra do Saí, Pedra que Surge, Primeira, Segunda e Terceira Pedra. “Depois da ressaca encontramos mais de 2.200 tampinhas em apenas duas horas”, destaca João.

Agradecemos ao Jean por compartilhar essa história inspiradora, que sirva de exemplo e alerta para aqueles que desprezam lixo nos nossos pontos turísticos, na orla e que nós, moradores, possamos chamar a atenção de quem comete esse crime contra a natureza.

*Nas imagens aproximadamente 7 mil tampinhas. As demais já foram destinadas para reciclagem.