Livro “Fandango de Itapoá” traz parte das raízes culturais da cidade

Teóricos afirmam que a conservação da memória de um povo é vital para que as novas gerações compreendam, valorizem suas origens e, assim, se desenvolvam. Ao longo da vida, as lembranças dos indivíduos ganham novos contornos com base nos diálogos entre amigos, nas refeições em família, nas conversas com vizinhos e, assim, ao poucos, as próprias referências memoriais vão se moldando. A história de uma civilização, país, estado ou cidade faz parte da educação básica dos cidadãos justamente por sua relevância.
Pensando nisso e para valorizar a história dos itapoaenses, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura lançou o livro “Fandango de Itapoá”, sob autoria do maestro José Nilo Valle, regente da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. A publicação foi construída com base em extensa pesquisa bibliográfica sobre a dança conhecida na região como Fandango Chimarrita do Pontal, trazida para Itapoá pelos colonizadores portugueses.
“Em cada página é possível fazer uma viagem ao passado, conhecer histórias reais sobre as quais foram construídos importantes pilares da nossa cidade. Mesmo quem não nasceu em Itapoá vai se apaixonar pela riqueza cultural apresentada no livro”, afirma o prefeito Marlon Neuber.
Para compor o conteúdo o maestro José Nilo Valle entrevistou moradores mais antigos de Itapoá de forma a captar a história oral, passada de geração em geração. “O apoio da prefeitura foi fundamental para que eu conseguisse fazer o que mais gosto de fazer: buscar caminhos para dar a minha contribuição social, musical e cultural para a sociedade”, afirma Nilo Valle. Segundo ele, além de manter a tradição, o objetivo do livro é despertar o interesse do público infanto-juvenil para que a dança folclórica se perpetue.
A versão online do livro para leitura está disponível no link: https://heyzine.com/flip-book/a2096805f1.html e o arquivo em pdf para baixar está no anexo dessa matéria. Em breve será lançada a publicação física.