Segurança no trânsito – A DECISÃO É SUA!

Mais empatia e segurança no trânsito? A decisão é sua!

 

Todos os dias, quando saímos de casa, seja a pé, de bicicleta, de moto ou de carro, devemos nos comportar com empatia.

Isso porque cada um de nós representa uma parte do trânsito que precisa considerar a existência de normas e leis que organizam o fluxo de pessoas e veículos pelas vias públicas.

Essa responsabilidade de fazer com que tudo ocorra bem nas ruas é de todos nós!

Devemos tomar todas as medidas de segurança, sendo extremamente conscientes, para que haja um trânsito mais seguro, onde as pessoas se respeitam e se ajudam.


Por isso:

 

Use o cinto de segurança

 

O não uso do cinto além de causar um grande risco para você e para os outros, é uma infração grave e causa 5 pontos na carteira. O motorista também é responsabilizado caso algum dos passageiros não esteja fazendo uso do cinto.

De acordo com o Detran, o cinto de segurança reduz em 45% o risco de morte no banco dianteiro e de 25% a 75% no banco traseiro.

Além disso:

  • 8 em cada 10 pessoas que não usavam o cinto de segurança morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos a menos de 20 km/h;

  • Indivíduos que não usam cinto de segurança no banco dianteiro possuem 4 vezes mais chances de se machucar em um acidente.

  • 80% das vítimas fatais em acidentes de trânsito que estavam no banco dianteiro poderiam ser evitadas caso todos os passageiros do banco de trás estivessem usando cinto de segurança;

  • 40% das mortes em acidentes de trânsito são causadas por choque contra o pára-brisas ou painel de instrumentos;

  • O cinto de segurança veicular é capaz de reduzir em até 40% o risco de traumatismo craniano, responsável por metade dos óbitos em acidentes automobilísticos;

  • 30% das mortes em acidentes de carro são causadas pelo choque contra o volante.

 

Siga as indicações das placas de trânsito

 

As placas possuem grande importância para manter um trânsito seguro e transitável. Elas valem tanto para os motoristas como para os pedestres, ajudando na organização do fluxo entre os meios de locomoção e as pessoas.

Por isso, para contribuir para essa ordem e agir conforme a lei, é imprescindível que a gente saiba, entenda e siga os comandos representados nessas placas.

Afinal, está em nossas mãos construir um trânsito mais seguro.

 

Não use o celular enquanto dirige

 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 252 inciso seis, dirigir um veículo utilizando telefone celular e/ou fones de ouvido conectados a algum dispositivo sonoro é muito perigoso. O condutor comete infração gravíssima e precisa parar uma multa de R$ 293,47), além de perder 7 pontos na carteira.

 

 

Além de todas as recomendações para seguir corretamente as leis do trânsito e contribuir para a segurança de todos, pequenas ações de empatia também podem fazer toda a diferença nas ruas.

 

Seja consciente e faça a sua parte.