Rio Saí Mirim é motivo de preocupação para Prefeitura
O Rio Saí Mirim – manancial para captação de água de Itapoá que percorre mais de 42 quilômetros do Município – está sofrendo com a poluição e o desmatamento da mata ciliar. O secretário de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, Conrado Schneider, junto com uma equipe técnica estão percorrendo as margens do manancial e avaliando os prejuízos.
“Foram detectadas construções irregulares, degradação do manguezal, desmatamento da mata ciliar, plantação de eucalipto e despejo de esgoto doméstico. Os moradores do local já foram notificados e receberam um prazo de 60 dias para se regularizar, além de orientações para a preservação deste bem tão precioso”, afirma o secretário.
O assunto é tão importante que foi pauta da reunião do Comdema – Conselho Municipal de Meio Ambiente – realizada ontem (15). Nela, foram discutidas ações para preservar o rio. Uma das medidas é o investimento de aproximadamente R$ 40 mil que será aplicado na recomposição da mata ciliar e na regularização do esgoto. A verba é de recursos próprios da secretaria e do Fundo Municipal de Saneamento Básico.
Durante a reunião, também, foi decidida a Semana de Meio Ambiente, de 02 a 07 de junho, que será voltada aos cuidados com o rio. Os alunos da Rede Municipal de Ensino participarão de atividades como plantio de árvores característica da mata ciliar, além de campanhas de orientações e visitas ao manancial. Para a Secretaria de Educação é importante conscientizar as crianças, pois elas levarão esse conhecimento para o convívio familiar.
A diretora de coordenação pedagógica Fatima de Araújo Pereira , ainda enfatiza que os alunos da Rede Municipal e Estadual já têm aulas de “Educação Ambiental” onde aprendem a importância de preservar os bens naturais.
Da Assessoria de Imprensa da PMI
Fotos: Departamento Municipal de Meio Ambiente e Assessoria de Imprensa da PMI.