Professores de Itapoá recebem orientação do Sebrae sobre empreendedorismo

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapoá e o Sebrae, através do Programa Cidade Empreendedora, envolvendo as Secretarias de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e a Secretaria Municipal de Educação, qualificou cerca de 72 professores da rede municipal de ensino, na Escola Claiton Almir Hermes, no bairro São José. Eles participaram do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida.
O objetivo é também que a educação atue como transformadora e incentive os jovens à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. O curso para esta etapa da Educação Básica terminou nesta sexta-feira (13).
A visão proposta pelo JEEP vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco, que é o de aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Aliado a um ambiente propício à aprendizagem, o conteúdo desenvolvido no curso favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.