SCFV promove intervenção social planejada em Itapoá

Há quatro anos, Itapoá conta com um serviço social planejado destinado à população, mas que ainda é pouco conhecido no município. Trata-se do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), que realiza atendimentos em grupo e promove oficinas artísticas, culturais, de lazer e esportivas, entre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de interação social planejada que cria situações desafiadoras e estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Em Itapoá, o SCFV é ligado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o trabalho é desenvolvido em equipe com a colaboração da rede de atendimento municipal.
As atividades são organizadas em grupos de crianças, de adolescentes e de idosos e envolvem cuidados com uma horta, artesanato, palestras e debates, prática de yoga, de dança sênior e passeios pela cidade. O objetivo do SCFV é complementar o trabalho social desenvolvido com as famílias, prevenir a ocorrência de situações de risco social e assegurar espaços de convívio familiar e comunitário para promover o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade.

Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais. Confira as faixas etárias:
• Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
• Adolescentes de 15 a 17 anos
• Jovens de 18 a 29 anos
• Adultos de 30 a 59 anos
• Pessoas idosas

Para conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão, acesse a fanpage SCFV Itapoá no Facebook. Lá, você encontrará informações atualizadas das atividades desenvolvidas pelos grupos. O SFCV Itapoá conta com uma equipe de seis profissionais no atendimento, técnica de referência, orientadora social e quatro facilitadoras de oficina. Não há voluntários no órgão. Atualmente, são atendidas 163 pessoas no SCFV, sendo 77 crianças, 7 jovens, 34 entre 18 a 59 anos e 45 idosos.