Culinária e artesanato são destaques na Festa da Tainha

Os moradores do Pontal do Norte, em Itapoá, organizaram entre os dias 6 e 8 de julho, a Festa da Tainha — 7º Evento Mais que Morador. Com o apoio da Prefeitura Municipal e uma programação repleta de shows contemporâneos, gastronomia, folclore, artesanato e resgate histórico, a festa foi um sucesso.

Além de apreciar a culinária típica, os visitantes puderam participar de bingos, torneios de dominó e do Concurso de Pratos Típicos. A programação, por sinal, foi um misto cultural e de projetos de cunho social desenvolvidos na comunidade, como a apresentação do grupo de capoeira Folclóricos, da Escola João Monteiro Cabral, e do grupo Fandango Chimarrita.

Herança dos açorianos, o Boi de Mamão da Vila da Glória também foi uma atração a parte, bem como o Coral Vozes da Babitonga. A programação contou ainda com show do grupo Pagonejo, apresentação da dupla Dulce e Israel e baile com a banda Sedução. No último dia da festa, ocorreu o lançamento do CD de Lucas Miranda, talento do município e da comunidade.

Outro destaque na festa foi a exposição do artesanato local. Segundo a diretora de Cultura Neusa Lopes, o artesanato de Itapoá é bastante diversificado, com diferentes perfis de artesãos. Além disso, a atividade representa o sustento de muitas famílias. Atualmente, o município tem aproximadamente 500 profissionais de arte popular, mas apenas cem deles estão devidamente cadastrados pelo município.