Itapoá marca presença em festival de turismo internacional no Paraná

O município de Itapoá marcou presença, entre os dias 20 e 22 de junho, na 13ª edição do Festival das Cataratas, realizada em Foz do Iguaçu (PR). De acordo com os organizadores, o evento atraiu 45 caravanas nacionais e sete internacionais.
Paralelamente, foi realizada a Feira de Turismo e Negócios, com 231 estandes montados e 1.092 marcas expostas no Rafain Palace Hotel & Resort, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) da América do Sul, África e Ásia.
O secretário de Turismo de Itapoá, Claudio Lemonie, disse que o festival serviu, principalmente, para a interação com outros destinos turísticos e promover o município de Itapoá, um destino ainda pouco divulgado no cenário nacional.
– Com o trabalho iniciado no evento, podemos colocar Itapoá como um novo destino turístico, embora a gente saiba que ainda tem muito a ser trabalhado. O primeiro passo já vem sendo dado – afirmou.
O evento é considerado importante porque propicia aos municípios divulgar suas atrações e riquezas por meio de expositores e de agentes. Itapoá participou da feira como integrante do estande da região do Caminho dos Príncipes.
Para se ter uma ideia da grandiosidade do evento, mais de 200 jornalistas especializados em turismo foram credenciados para a cobertura. Alguns deles eram provenientes de países como Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Líbano, Nepal, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha.

Preocupação socioambiental
Durante o Festival das Cataratas, os participantes puderam participar de ações de educação ambiental, além de receberem materiais gráficos e de folheteria produzidos com materiais reciclados, e bolsas com garrafas pet como matéria-prima, além de sementes de espécies de árvores nativas da região. Essa preocupação socioambiental já foi reconhecida em premiações.
Por dois anos consecutivos, a De Angeli, empresa responsável pela organização do festival, recebeu o Selo Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). O evento também é certificado com o Selo Sustentável da Destino Verde e o Selo Evento Amigo do Meio Ambiente, concedido pelo Instituto Brasileiro de Florestas.