Coordenadores pedagógicos de Itapoá acompanham seminário que discute nova base curricular de ensino

Quatro coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, sete coordenadores das unidades escolares e dois representantes do Conselho Municipal de Educação de Itapoá estiveram presentes, nesta semana, do 8º Seminário Estadual de Ensino de Santa Catarina, em Florianópolis.

O encontro ocorreu entre terça e quarta-feira (26 e 27), no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e teve como tema central a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento é de caráter normativo e define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos deverão desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

Conforme a diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Itapoá, a proposta curricular do municipio passa por uma revisão no momento e somente depois disso é que será implantada a BNCC.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, a base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino estaduais, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio de todo o Brasil.

Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Mais informações sobre a proposta podem ser acessadas pelo site http://basenacionalcomum.mec.gov.br.