Mapeamento das áreas de risco.

O Governo do Estado, através das secretarias de Defesa Civil e Planejamento, deu um grande passo para a segurança dos catarinenses. No dia 05/06, foi realizada a entrega do mapeamento de áreas de risco de 100% dos municípios do Estado. A ação contou com a parceria da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e identificou as áreas suscetíveis à inundação e movimentação de massa.

“A ideia é que o projeto atenda demandas que vão além da Defesa Civil do Estado, como o uso pelos municípios e outras áreas de planejamento e gestão territorial”, disse o engenheiro cartográfico da SPG, Thobias Leôncio Rotta Furlanetti.

O Mapa de Setorização é apenas a primeira parte do diagnóstico de risco a ser desenvolvido no Estado. O projeto compreende a elaboração e entrega de cartas de suscetibilidade, mapeamento de perigo e risco e modelagem de suscetibilidade.

A identificação dos riscos geológicos e hidrológicos, especialmente em áreas habitadas, permitirá a ação preventiva, através da elaboração ou correção dos planos diretores evitando ocupações irregulares. Da mesma forma, para as áreas de risco já habitadas a emissão de alertas mais precisos protegendo a vida da população.

Dois grandes setores com risco de inundação foram constatados em Itapoá, sendo eles do Balneário de São José até Baln. Saí Mirim e do Balneário de Saí Mirim até Praia de Saizinho. Algumas áreas de risco afetadas pelo processo de erosão costeira da orla também foram constatadas e podem ser visualizadas no arquivo em anexo.