Vacinação contra gripe e tétano a partir do dia 23

Começa dia 23 de abril o trabalho de vacinação contra a Influenza e o Tétano em crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós parto, idosos, portadores de doenças crônicas, professores atuantes e profissionais da área de saúde. Crianças vacinadas pela primeira vez contra a influenza precisam retornar em 30 dias para uma dose de reforço. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itapoá faz um apelo para que o público alvo não deixe de comparecer. A vacinação é a maior proteção. 

Se você faz parte destes grupos de risco, sua participação é primordial. Pacientes com comorbidades (associação de duas ou mais patologias) ou portadores de doenças crônicas (respiratórias, neurológicas, cardíacas, renais, hepáticas, imunossupressão, transplantados, diabetes, obesidade grau III, portadores de trissomias), no ato da vacinação devem apresentar a prescrição médica correspondente.
Neste ano, os tipos de vírus incluídos na campanha são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. Trata-se de uma campanha única nacional, mas no caso de Santa Catarina foi incluída a vacinação contra tétano. A campanha em Itapoá vai de 23 de abril a 1 de junho, das 7:30 às 17 horas, com intervalo para o almoço.

 Dia D 
Os trabalhos de vacinação serão intensificados no dia 12 de maio, sábado, quando todas as unidades de saúde estarão abertas sem intervalo para o almoço, das 8 às 17 horas.

Evite a transmissão 
Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de comer
Usar lenço descartável para higiene nasal
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
Não compartilhar objetos de uso pessoal
Manter os ambientes bem ventilados
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais de gripe
Evitar aglomerações e ambientes fechados
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos