Portal de Turismo de Itapoá será modelo para SC

Itapoá hoje faz parte de um pequeno número de municípios selecionados para serem piloto na implantação do novo Portal de Turismo desenvolvido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM. A escolha deve-se à importância de Itapoá e a sua contribuição para a economia regional e para o turismo, hoje, o portal do município segundo a própria entidade é um dos mais visitados do Estado. A participação da Secretaria de Turismo e Cultura, sempre foi ativa na cobrança da criação do novo portal, sendo hoje responsável também pela validação dos trabalhos técnicos.
A seleção colocou Itapoá no mesmo patamar dos gigantes em turismo, caso de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Florianópolis, São Joaquim e Imbituba. Ainda estão na lista, Joaçaba, Campo Alegre e Gaspar. Em reunião no dia 11 de abril na sede da FECAM, em Florianópolis, representantes destes municípios conheceram o protótipo. O encontro foi coordenado pela assessora em Turismo da entidade, Raquel Rodrigues. Ela explicou que este grupo reúne os primeiros a receberem as melhorias que depois serão aplicadas aos 295 municípios catarinenses.
Raquel Rodrigues também comentou que o novo portal será muito útil para todos os municípios divulgarem suas potencialidades e seus atrativos turísticos, e darão novas possibilidades de interação com os visitantes. Os participantes validaram cada um dos itens alterados no protótipo, da página inicial às informações sobre eventos e a cidade que constarão no sítio. O projeto será lançado oficialmente em junho durante um congresso de prefeitos.
Na ocasião, representantes dos municípios se manifestaram em apoio à iniciativa, dizendo que uma ferramenta como essa, ajuda muito na divulgação turística e principalmente na disponibilidade de informações que o turista precisa receber. Seguramente será um diferencial poderoso para alavancar o turismo.
Em Santa Catarina, dos 295 municípios, 262 possuem portais de turismo disponibilizados gratuitamente pela FECAM. As páginas alimentadas pelas prefeituras contém uma base de informações de 18 mil itens, entre atrativos, opções de hospedagem, gastronomia, lazer e serviços turísticos. As atualizações servem de fonte para o Portal Estadual de Turismo, conhecido como GuiaSC – www.guiasc.tur.br.