Ibama realiza audiência pública sobre EIA/Rima de ampliação do Porto Itapoá

Mais de 500 pessoas, entre lideranças políticas, comunitárias e empresariais, participaram na noite de 13 de fevereiro (quinta), na Sede da ACOPOF (Associação Comunitária do Pontal e Figueira do Pontal), em Itapoá, da Audiência Pública promovida pelo Ibama para apresentar e discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impactos Ambientais (RIMA), referente à ampliação da área e do píer do Porto Itapoá.
Durante a audiência pública, o Ibama mostrou a estrutura e as etapas do processo de licenciamento do empreendimento. Na sequência, o presidente do Porto Itapoá, Patrício Júnior, apresentou o projeto de ampliação do Terminal, informando as ações desenvolvidas desde 2011, quando o porto iniciou suas operações, e destacando a perspectiva operacional que deve aumentar em até quatro vezes a movimentação atual, que em 2013 chegou a 486 mil TEUs. Finalizando as apresentações a consultoria ambiental do Terminal, Acquaplan, responsável pela realização do EIA/RIMA do empreendimento, detalhou todo o levantamento ambiental da área de ampliação do porto, bem como o impacto sócio-econômico e ambiental do projeto de ampliação. Ao final das apresentações, foram protocoladas ao todo 35 considerações por parte do público, sobre aspectos ambientais e sócio-econômicos, todos respondidos pela mesa, composta pelo representante do IBAMA, do Porto Itapoá e também da Consultoria Ambiental.
Após a audiência, o Ibama vai conceder o prazo regulamentar de 15 dias úteis para manifestações complementares sobre o tema.

Sobre a ampliação

O projeto de ampliação do Porto Itapoá prevê o aumento da capacidade de movimentação do Terminal dos atuais 500 mil TEUs/ano para aproximadamente 2 milhões de TEUs por ano. O pátio de armazenagem de contêineres passará de 150 mil m², para 450 mil m², e o cais, de 630 metros de comprimento para 1.200 metros, possibilitando a atracação simultânea de até 3 navios de 350 metros.

Da Assessoria de Imprensa do Porto de Itapoá.