Itapoá Saneamento realiza varredura para detectar vazamentos

Neste mês a Itapoá Saneamento está realizando uma varredura na rede de adutoras a procura de vazamentos não visíveis. A pesquisa tem como objetivo combater o desperdício de água tratada ao longo da rede, melhorar a qualidade da água que é distribuída e garantir que mais água circule no sistema.

De acordo com o coordenador de tratamento e distribuição de água da Itapoá Saneamento, será feita uma varredura em todas as adutoras “A varredura foi iniciada nas adutoras que saem da ETA 2, localizada na comunidade rural Primeiro de Julho, e vão percorrer toda a extensão de adutoras. Dessa forma saberemos os pontos que necessitam reparo para que a água circule e não se perca no caminho”. Explica o coordenador.

Funcionários da empresa estão percorrendo as adutoras da cidade com geofones, aparelhos que se assemelham ao estetoscópio dos médicos e permitem escutar a água passando dentro da tubulação e onde ela está se perdendo. Quando um vazamento é encontrado, uma equipe vai ao local e realiza a manutenção.

Em dois anos de atuação da Itapoá Saneamento, a perda de água tratada no município foi reduzida de 55% para 45%, o contrato com o município prevê que a concessionária reduza para 25% até o final da concessão, que são 30 anos.

Da Itapoá Saneamento.