Itapoá contra a dengue

A dengue é uma doença aguda, causada por um vírus. Existem atualmente quatro tipos de vírus da dengue circulando no país. A transmissão se dá por um vetor que é o mosquito Aedes Aegypti, o que quer dizer que só haverá transmissão da doença através do mosquito contaminado.
A fêmea do mosquito precisa de sangue para maturar os seus ovos e se ela for contaminada, todos os seus ovos, também serão, aumentando assim a transmissão da doença. Quando a pessoa é contaminada os sinais e sintomas demoram até quinze dias para aparecer. No inicio são dores de cabeça, nas juntas e atrás dos olhos, podem ocorrem episódios de vomito e diarreia, mais tarde também podem surgir dores de barriga, manchas pelo corpo e pequenos sangramentos das gengivas, este sinais indicam agravamento do quadro. É fundamental que em todos os casos o médico seja consultado, pois o paciente precisa de acompanhamento.
A dengue na maioria dos casos é tratável, porém o melhor método para a prevenção da doença é a eliminação do mosquito transmissor.
O Aedes Aegypti precisa de água para se reproduzir. Ao longo dos anos o mosquito vem se adaptando às áreas urbanas na busca de criadouros mais seguros, longe dos predadores naturais e intempéries do clima, quanto a quantidade de água isso independe desde que seja limpa e parada.
A população tem um papel fundamental no combate a dengue. Se cada indivíduo tomar os cuidados necessários em sua residência, já estará colaborando para a eliminação da doença. Mas infelizmente ainda existem situações em que o descaso prevalece – água parada e limpa em ambientes ideais como pneus, vasos de plantas e lixo. Mesmo com tanta oferta de informação ainda existe esse tipo de comportamento. O apelo a toda população é que procure colaborar para que Itapoá esteja livre da dengue, não acumulando água, cuidando de piscinas e calhas, observando o destino correto do lixo, ou seja, impeçam a proliferação do mosquito.
As pessoas tem dificuldade em comprometer-se com a comunidade e o que um deixa de fazer em sua casa, pode atrapalhar uma comunidade inteira.
A Secretaria de Saúde tem feito através do Programa de Combate a Dengue um monitoramento intenso em áreas de risco, pontos estratégicos em todo município, mas não é o suficiente, neste trabalho a busca é orientar a população para o comprometimento com a sua saúde e a dos outros. Acima de tudo no combate a Dengue todos somos responsáveis.

Da Secretaria Municipal de Saúde.