Cartão Postal “Farol do Pontal” é reativado e revitalizado

Na quarta-feira, dia 26, foi oficialmente reativado o Farol, que havia passado por uma revitalização, realizada pela Secretária de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, em que foi construído um deck de madeira em volta do ponto turístico, onde as pessoas poderão circular e observar a Baía da Babitonga, também foram instalados refletores, feito plantio de grama e nova pintura.
Além da cerimonia de inauguração, houve uma apresentação do grupo de Fandango “Chimarrita do Pontal”,na ACOPOF (Associação de Moradores do Pontal e Figueira).
Estavam presentes o Prefeito Municipal, Sérgio Ferreira de Aguiar, juntamente com o vice Josenio Bernardi; o Secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, Conrado Schneider; o Diretor de Turismo, Marcelo Shatzmann; o Diretor de Cultura, Dante Luiz Puschta; a proprietária do Restaurante Recanto do Farol, Angela Maria Piekarski, juntamente com seu esposo Romário Arthur Ferreira; O Secretário de Esporte e Juventude, José Maria Caldeira; o vereador, Thomaz Sohn e o Presidente da Colonia de Pescadores, Abel Pereira.
O marco turístico foi construído em 18 de outubro de 1948, devido à destruíção do farol de Piçarras que existia na região e, também, a necessidade em sinalizar navios na entrada da Baía da Babitonga. Atualmente é considerado um importante ponto turístico e cultural de Itapoá, conhecido pela comunidade como Farol do Pontal, porém, para a Capitania dos Portos ele é denominado como “Farolete Trincheira”.
A Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Cultura agradece aos apoiadores da cerimonia de inauguração, Restaurante Recanto do Farol, LMC Terraplanagem e Materiais de Construção Realeza, e com grande satisfação entrega a obra revitalizada a comunidade.

Texto e fotos: Karina Santos – Assessoria de Imprensa da PMI.