Centro de Reabilitação conta com um moderno auxiliar de tratamento, um videogame!
O Centro de Reabilitação de Itapoá, instituição que atua desde abril de 2004 realizando em média 800 atendimentos mensais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia, conta a partir de agora com um dos mais modernos auxiliares de tratamento do mundo: um videogame. Até pouco tempo atrás os videogames eram aparelhos que conectados a uma televisão deixavam seus usuários presos a joysticks de maneira inerte, entretanto, na atualidade a realidade pode ser bem diferente. Com incrementos tecnológicos (sensores de movimento e pressão) como detectores infravermelhos, o brinquedo tornou-se coisa séria, fazendo com que seus usuários executem os comandos propostos pelos jogos.
O aparelho já conhecido por grande parte das crianças; se utilizado de forma planejada e específica alia tratamento com a descontração de seu uso, tornando as terapias atrativas, intrigantes e prazerosas. De acordo com o objetivo almejado pelo profissional e pela escolha certa dos jogos, pode-se trabalhar desde motricidade fina até exercícios mais amplos, como os de equilíbrio por exemplo.
E engana-se quem acredita que tal terapia aplica-se apenas aos pequenos. A novidade é sucesso principalmente com os idosos. Até o momento o aparelho já foi utilizado pelo Centro de Reabilitação como coadjuvante de tratamento para casos de Parkinson, neuropatias periféricas em membros inferiores e pacientes com patologias respiratórias.
Esta técnica da utilização de “gameterapia”, já se mostra presente em centros-modelo tais como: O Hospital Hines Veterans Affairs em Chicago, Centro Médico Reed Army em Washington e no Brasil em vários centros de referência. Para que o videogame deixe de ser apenas recreativo e passe a ser terapêutico é necessário conhecimento específico aliado à criatividade do profissional. Tais técnicas foram apresentadas em um curso feito em Curitiba por um profissional do Centro de Reabilitação de Itapoá e o conhecimento adquirido foi repassado aos demais profissionais para também se beneficiarem da utilização do aparelho em seus tratamentos.
O equipamento foi adquirido com verba da Secretária de Saúde através do “Concurso de Experiências Exitosas”, nas Unidades de Saúde de Itapoá. O objetivo do concurso era reconhecer a qualidade dos serviços, a melhoria das condições de trabalho e do atendimento no SUS.
Com o novo aparelho, já em uso, quem sai ganhando é a população, cada vez mais amparada com o que há de mais moderno em reabilitação.
Texto do Centro de Reabilitação com adaptações da Assessoria de Imprensa.
Fotos: Centro de Reabilitação.