Projeto Oficina de Texto é realizado pela Escola Euclides Emídio da Silva

A Escola Municipal Euclides Emídio da Silva retomou neste ano o projeto Oficina de Textos, que esteve desativado no último ano por não haver horário disponível no contra turno escolar com alunos. O projeto não se trata de um reforço escolar, mas sim, de um complemento necessário para que o aluno de aproprie, além do conteúdo programático, baseado na proposta pedagógica municipal, de mais elementos relacionados diretamente à Língua Portuguesa e que fazer parte da nossa realidade cotidiana.
Conforme a Escola, todos os alunos que manifestam desejo podem participar. As aulas são ministradas na biblioteca da Escola, uma vez por semana, sob supervisão da professora de Língua Portuguesa Lucy Helena Wielewicki. Aos alunos, cabe a responsabilidade pelo transporte, e os mesmos só poderão permanecer na escola no horário das oficinas.
As atividades realizadas serão organizadas em portfólio, assim sempre terão o material à mão. Além da produção textual propriamente dita, os alunos aprenderão a preencher cheque, recibos, fazer declarações simples, preencher formulários, compreender cláusulas contratuais, interpretar contratos diversos, pesquisar fontes diferentes para elaboração de trabalhos escolares, resumir, ler e escrever com a máxima competência.
Cada turma do 6° ao 9° ano terá uma aula semanal, totalizando quatro aulas para o professor completar a carga horária de 40 horas/semanais na unidade escolar. Ao final do ano letivo, cada aluno participante será certificado com aproximadamente 35 horas/aula de atividades extras, com todas as atividades realizadas.
Conforme o projeto, o objetivo é contribuir com a competência escrita e oral do aluno, inserindo-o de maneira quase integral na escola, e orientá-lo para as inevitáveis situações de uso da Língua Portuguesa em sua vida, capacitando-o a raciocinar de forma lógica e objetiva, tal qual a exigida nas mais diversas atividades sociais e culturais da vida humana.
A Prefeitura de Itapoá parabeniza a Escola pelo projeto, uma vez que só visa agregar conhecimento e novas experiências aos jovens alunos.

 

Informações e fotos: Patrícia Braga Pacheco – Secretaria Municipal de Educação