Departamento de Meio Ambiente inicia recuperação de áreas de preservação permanente às margens do Rio Saí Mirim

Na última quinta-feira (17), a Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, através do Departamento de Meio Ambiente, realizou o plantio de mudas nativas nas margens do rio Saí Mirim, nos domínios do loteamento São José II. A medida tem o objetivo de recuperar áreas degradadas e obedece a uma das condicionantes impostas pelo Ministério Público para a regularização dos loteamentos São José I e II.
Conforme o Departamento, foram disponibilizadas inicialmente 70 mudas, como pitanga, quaresmeira, angico, pinheiro-bravo, entre outras. As mudas foram adquiridas através de doação dos proprietários de lotes urbanos como compensação ambiental e estão sendo plantadas conforme o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). A recuperação é realizada pela Associação de Moradores do Loteamento São José e conta com a supervisão da Engenheira Florestal do Departamento, Cristiane Boscaro Marsaro, e da Engenheira Ambiental responsável pela Associação de Moradores, Dayana Karina Correa da Silva.
De acordo com o Departamento, ações como esta são de suma importância para a recuperação da mata ciliar, que tem a função de manter a qualidade dos nossos rios.
 Agora, o Departamento e a Associação de Moradores contam com a contribuição da população tanto para a conservação, como a fiscalização dessas áreas. É importante salientar que o isolamento das áreas de recuperação é fundamental, assim salientam a população para que evitem a prática de pesca ou o trânsito de pessoas nas áreas de plantio, até que a mesma esteja regenerada.

Informações e fotos: Departamento de Meio Ambiente – (47) 3443-8863.