Informativo da Secretaria Municipal de Saúde

Confira o informativo sobre a atenção básica do município realizado pela Secretaria Municipal de Saúde:

O que é atenção básica?

A atenção básica é um conjunto de ações que abrangem a promoção, proteção e a recuperação da saúde da população de forma integral. Fortalecer e qualificar essa atenção básica como porta de entrada do sistema e a organização regional de ações e serviços são os pilares que sustentam a nova forma de planejamento da saúde.
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.
A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.

Equipes de Saúde

O trabalho das equipes de Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos com os Agentes Comunitários de Saúde. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.
Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 a 4 mil e 500 pessoas ou de mil famílias de uma determinada área, e estas passam a ter corresponsabilidade no cuidado à saúde. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde: por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e de qualidade; por realizar atividades de educação e promoção da saúde. E, ainda por estabelecer vínculos de compromisso e de corresponsabilidade com a população; por estimular a organização das comunidades para exercer o controle social das ações e serviços de saúde; por utilizar sistemas de informação para o monitoramento e a tomada de decisões; por atuar de forma intersetorial, por meio de parcerias estabelecidas com diferentes segmentos sociais e institucionais, de forma a intervir em situações que transcendem a especificidade do setor saúde e que têm efeitos determinantes sobre as condições de vida e saúde dos indivíduos- famílias- comunidade.

A Estratégia de Saúde da Família em Itapoá

O Município de Itapoá conta com cobertura da Estratégia de Saúde da Família em 100 % de sua população de 15.218 habitantes. (Fonte IBGE). São cinco Unidades de Saúde da Família, distribuídas ao longo de 32 km de extensão, as quais possuem equipes completas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Dentre os profissionais temos um médico clinico-geral, um enfermeiro, dois auxiliares ou técnicos de enfermagem e os Agentes Comunitários de Saúde. As unidades contam também com dois dentistas e um Técnico de Higiene Bucal, que atendem a demanda odontológica das cinco unidades de saúde.
Itapoá conta também com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que em 2012 está realizando as seguintes ações:
– Grupo da Psicologia: Palestras educativas em conjunto com Pastoral da Criança; grupos de hipertensos, gestantes e controle de antidepressivos; visitas domiciliares, mediante encaminhamento médico para orientar pacientes e familiares; atenção à saúde do idoso; grupo de trabalho em humanização; Conselhos Municipais; grupos de transtornos psicossomáticos e grupos antitabagismo.
– Fisioterapia: Atividades em grupo para tratamento de patologias crônicas da coluna vertebral, mediante encaminhamento médico ou do centro de reabilitação; curso de reeducação do assoalho pélvico; palestras educativas nos grupos já existentes; visitas domiciliares, mediante encaminhamento médico; atenção à saúde do idoso; ginástica laboral junto às Unidades de Saúde.
– Educador físico: Aulas de ginástica aeróbica e preparo muscular de pacientes hipertensos, diabéticos e idosos em todas as localidades.

Redes de Atenção à Urgência e Emergência

O município de Itapoá mantém um Pronto Atendimento 24 horas, destinado a atender Urgências e Emergências de toda a população fixa e flutuante do município. Um grande desafio para a Secretaria de Saúde.
O Ministério da Saúde incentiva através de repasses financeiros somente a Atenção Básica, ou seja, os postos de saúde. Os recursos para o Pronto Atendimento são pequenos, e não preveem a alta temporada, onde o número de atendimentos e de gastos triplica. Esta despesa é por conta do recurso próprio do município.
Outro desafio da Secretaria é organizar o local onde os pacientes serão atendidos. Culturalmente os pacientes procuram primeiro o PA 24 horas, porque são atendidos mais rapidamente, de maneira mais fácil (não precisa “pegar ficha”) e porque há mais alternativas de horário. Também, porque nos postos de saúde há um excesso de demanda.
Mas a Secretaria orienta: se você está doente, procure o Posto de Saúde da Família. O Pronto Atendimento deve ser procurado em emergências!
O município ainda conta com o SAMU 192, o qual tem grande importância nos atendimentos de emergências da população. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram realizados 240 atendimentos com o SAMU, dessas 86 foram remoções para Joinville.
 A Secretaria comunica que está investindo em capacitações dos profissionais para reorganizar e otimizar o atendimento da população, assim como estudando um projeto para aumentar o quadro de profissionais do município.

 

Saúde geral em Itapoá

O Município possui também um Centro de Reabilitação que atende as demandas de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Assim como nas demais unidades de saúde, a demanda é muito grande e também necessita de aumento no quadro de funcionários.
Confira o número de atendimentos em todas as unidades de saúde do município, nos meses de janeiro a abril de 2012:

Relatório Geral de atendimentos

Jan/2012

Fev/20112

Mar/2012

Abril/2012

Consultas Médicas PA 24 horas

4.538

3.639

2.991

2.841

Enfermagem PA 24 horas

18.454

12.687

12.068

11.595

Consultas PSF

1.607

1.581

1.669

2.038

Enfermagem PSF

2.086

2.681

3.117

3.253

Odontológicas

751

71

1599

971

Fisioterapia

230

317

358

395

Psicologia

110

87

110

163

Fonoaudiologia

105

116

127

98

Nutricionista

0

36

8

7

Educador Físico

40

7

8

40

Exame de Eletrocardiograma

200

101

96

52

Exames de RX

445

386

258

266