Gincana Cultural e Esportiva inicia neste domingo (22)

Foi dada a largada. Inicia oficialmente neste domingo (22) a Gincana Cultural e Esportiva, edição 2012. Organizada pela Prefeitura de Itapoá, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, o tradicional evento é realizado em comemoração ao aniversário do município. Neste ano, conta com oito equipes: Alucinados, Guriada, Malas, Os Nativos, Novatos, Invasores e Megusta.
A confirmação das equipes participantes e a entrega dos documentos de inscrição foram finalizados ontem (17), às 18h30min, em reunião com os participantes. Conforme a Comissão Organizadora da Gincana, uma tarefa já foi entregue e a outra está em andamento. Os participantes terão até domingo, antes da largada da “prova do mato”, para entregar a tarefa n°2, intitulada “Equipe 2003”. A tarefa visa testar a memória dos gincaneiros, que deverão identificar o nome da equipe apresentada na foto abaixo. Segundo a Comissão, os participantes deverão entregar a resposta em um envelope devidamente identificado. A tarefa vale 30 pontos.
Na reunião, também foi apresentado o cronograma das tarefas, que inicia no domingo com a prova do mato. A prova inicia às 09h00min, na Reserva Volta Velha. Para esta tarefa, participarão 12 integrantes de cada equipe, sendo todos integrantes oficiais e seis de cada sexo, masculino e feminino. Nesta edição, a prova terá uma distância de 10kms (para ser percorrida pelos gincaneiros), com variação de terreno, entre trilhas e caminhos dentro da mata atlântica do município. A prova será realizada em área particular.
Nesta atividade, os integrantes deverão estar devidamente trajados para a própria proteção, principalmente com calçados firmes aos pés, meias e roupas que colaborem para evitar possíveis arranhões no mato. É permitido a utilização de mochilas, cordas, água e produtos alimentícios, como barra de cereais, por exemplo. Não é admitido o transporte ou utilização de celulares e outros aparelhos de comunicação e eletrônicos no decorrer da prova.
A prova vale 400 pontos e a dinâmica de pontuação ocorrerá como os anos anteriores, a equipe vencedora será definida pelo menor tempo percorrido ao longo do trecho, com descontos e acréscimos obtidos conforme as tarefas realizadas durante o percurso. Caso integrantes não consigam cruzar a chegada, a equipe sofrerá reclassificação. De acordo com o sorteio realizado na reunião, a ordem de largada das equipes foi definida: 1° Malas, 2° Guriada, 3° Alucinados, 4° Os Nativos, 5° Novatos, 6° Ira, 7° Megusta e 8° Invasores.

Além da prova do mato, o cronograma apresentado pela comissão também determina a “Tarefa Dança”, no dia 26 de abril. A prova será realizada na Muvee Music Box e vale 350 pontos. Conforme a Comissão Organizadora, desde 2009 esta tarefa é brindada por muita criatividade e dedicação dos participantes, que enchem os olhos do público, tornando-se um atrativo a parte.
Com o tema livre, a prova deve conter na apresentação a participação de no mínimo oito integrantes oficiais, sendo quatro de cada sexo, masculino e feminino. Também, poderá optar pela participação de até dois integrantes não inscritos na Gincana, desde que se enquadrem nas exigências estabelecidas no regulamento, como ser morador de Itapoá e faixa etária.
Antes da apresentação, é obrigatório a apresentação em release da dança, o qual descreva o ritmo e detalhes técnicos da mesma. Critérios como criatividade, harmonia de conjunto e figurino serão analisados pelo corpo de jurados. Para a classificação, todas as apresentações serão julgadas – a pontuação irá variar do 1° ao 4° lugar.


O cronograma segue com atividades durante todo o dia no sábado e domingo (28 e 29 de abril), no Maresia Música Bar. No sábado (28), as equipes deverão entregar a tarefa “lacres de alumínio”. Conforme a Comissão, esta prova visa colaborar na campanha realizada pelo Rotary Club, para aquisição de cadeiras de rodas. De acordo com a campanha, cada 80 garrafas pet de 2 litros, cheias de lacres (encontrados em latinhas de refrigerante) equivalem a uma cadeira. Hoje, o Rotary de Itapoá já possui 30 cadeiras, que são utilizadas pela população. Desta forma, para colaboração, os gincaneiros foram convocados a arrecadar o maior número de lacres, que serão doados ao Rotary. Vence a equipe que arrecadar a maior quantidade em peso, a prova vale 300 pontos. 
Também, no sábado à tarde, acontece a tarefa “Teatro Infantil”. As equipes devem apresentar uma peça teatral com temas de relevância infantil, com no máximo 20 minutos de duração. Cada minuto além do tempo estipulado será descontado 10 pontos. Para a apresentação, cada equipe deve levar dez crianças entre 6 e 12 anos de idade para assistirem as apresentações, o cumprimento acumula 25 pontos de bônus. Não há número específico de participantes para a execução da tarefa, mas todos devem ser oficiais. Para a classificação, todas as apresentações serão julgadas – a pontuação irá variar do 1° ao 4° lugar.

Acompanhe o site da Prefeitura, todas as provas e resultados divulgados pela Comissão Organizadora estarão disponíveis.