Secretaria de Saúde detecta primeiro foco de Dengue no município e pede colaboração da comunidade para prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, comunica que foi detectado em Itapoá o primeiro foco do mosquito transmissor da Dengue (Aedes Aegypi). O foco foi localizado em uma armadilha do Programa de Monitoramento da Dengue, realizado pela Secretaria de Saúde, no Balneário Pontal, nas proximidades do Porto.
Até o momento não foi registrado nenhum caso da doença no município, assim, Secretaria pede a colaboração de toda a comunidade e turistas no combate ao mosquito. “Não podemos deixar que quando ele chegue encontre lugares para se reproduzir”, alerta Janayna Gomes Silvino, Chefe da Atenção Primária de Saúde. A reprodução dos mosquitos acontece principalmente em caixas de água abertas ou mal fechadas, plantas com pratinhos de água, pneus, piscinas sem tratamento, enfim, qualquer depósito de água limpa e parada.
Segundo Janayna, a grande movimentação de cargas e turistas no município aumenta a possibilidade do mosquito se proliferar. A distribuição de armadilhas, como a colocada no Balneário Pontal, permite que a presença do vetor seja detectada precocemente e, consecutivamente, o trabalho de delimitação e eliminação do foco seja mais rápido e eficaz.
É importante estar atento aos principais sintomas da doença: febre alta, dores de cabeça, nos músculos e atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo (parecidas com sarampo) e sangramento nas gengivas e nariz. Em caso de suspeita, procurar uma unidade de saúde. “Não tome remédios sem orientação médica, em alguns casos pode agravar o quadro e prejudicar o diagnóstico”, recomenda a Secretaria Municipal de Saúde.