Momento Saúde encerra com muito sucesso

No último final de semana (4 e 5), encerrou-se com sucesso o Momento Saúde no Super Verão. Conforme a Secretaria de Saúde, a parceria firmada com a Secretaria de Esporte e Juventude foi bastante produtiva. Os agentes comunitários de saúde elaboraram junto à suas equipes e sob a coordenação da educadora física do Nasf, atividades educativas e de prevenção, que foram realizadas em toda a praia. Assim, moradores e turistas puderam prestigiar o trabalho dos agentes e receberem orientações sobre sua saúde.
As atividades iniciaram no dia 11 de janeiro com a Equipe de Saúde do Pontal, que passou por todas as comunidades, junto ao trailer do Super Verão, com panfletos e material didático sobre o tema Aids e doenças sexualmente transmissíveis, distribuindo também preservativos.
Paralelo às atividades nas comunidades, a Equipe de Saúde de Itapema do Norte realizou com êxito a prevenção à obesidade, através do cálculo de IMC e orientações, prevenção de hipertensão arterial e diabetes. Essas atividades foram realizadas junto ao palco central do Projeto Super Verão e sempre contaram com a colaboração de uma auxiliar de enfermagem do Pronto Atendimento.
Na segunda semana, a Equipe de Saúde do Samambaial agitou as comunidades alertando sobre os riscos com o sol e os problemas de pele mais comuns que devem ser prevenidos.
Já a semana do dia 25 foi chuvosa, mas não impediu o trabalho das Agentes Comunitárias da Equipe de Itapoá, que orientaram a população sobre cuidados com a alimentação nos dias quentes de verão.
A última semana do Projeto decorreu com as Agentes de Saúde da Barra do Saí, que elaboraram um Jogo da Dengue. A atividade alertava sobre o cuidado com a água e o mosquito da Dengue, e foi sucesso entre as crianças e adultos. Além disso, o encerramento também contou com a apresentação de um teatro da Dengue, apresentado no palco central do Super Verão, no Balneário Itapema do Norte.


Confira abaixo o Poema sobre a Dengue, produzido pela Equipe de Saúde da Barra do Saí:

 

POEMA DENGUE

Poxa, minha gente, eu não posso acreditar que a picada de um mosquito hoje é arma de matar, e a saúde decadente não consegue nos salvar. Vejo pessoas chorando a morte de ente querido, perder alguém na flor da idade não há nada mais sofrido.
Morre criança , adolescente, homem e mulher a doença é uma praga salve-se quem puder. E a culpa meus amigos ninguém sabe de quem é. Nem espada nem São Jorge nos salvarão nessa hora, devemos ir a luta depressa e sem demora. O caminho é a prevenção é o sinal que apavora.
Não deixe pneu jogado, não jogue lata no chão, caixa d´água destampada ajuda na proliferação. Evite água parada para que não haja contaminação. Nas plantinhas dde sua casa tenha um cuidado maior, coloque areia nos pratos que é bem melhor, desalojar o mosquito da dengue o perigo fica bem menor.
Se tiver dor de cabeça e dores nas juntas também, mal estar e vômito, não espere por ninguém, antes que a febre chegue vá ao médico para o seu bem. Tome bastante água que ajuda na hidratação, a base de aas remédio não tome não, é como diz o médico interfere na coagulação.
A população padece a situação é dramática, tem a dengue hemorrágica e também a dengue clássica, precisamos urgente de uma medida drástica. Usar repelente é uma boa medida, mas isso não quer dizer que vc está protegida, é apenas um paliativo para usar nessa corrida.
Cuidar da saúde é mais que nossa obrigação, mas também devemos cobrar de quem dirige a nossa nação. Asa, comida, saúde , segurança e educação, a quem pertence o mosquito não sei e não quero saber, só sei que é o fim da picada por causa dele morrer.
O aedes egypt está aí, a dengue está no ar, devemos combater para nossas vidas salvar!!!

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde