Jornal A Notícia publica sobre a balneabilidade de Itapoá

Balneário Paese, em Itapoá, e praia do Capri, em São Chico, estão entre as mais limpas de SC

Tomar banho de mar é tudo de bom. Ainda mais com a certeza de que a água está limpa. Duas praias da região se destacaram e são consideradas umas das 12 mais limpas de Santa Catarina, segundo as análises de balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). O balneário Paese, em Itapoá, e a praia do Capri, em São Francisco do Sul, foram qualificados como próprias para banho em todos os estudos dos últimos dez anos.
Há mais de 30 anos que a Fatma realiza o monitoramento da água em 195 pontos espalhados por 500 quilômetros de litoral. Em um relatório divulgado nos primeiros dias deste ano, a fundação revelou que 13 destes pontos tiveram 100% de análises positivas, ou seja, em todas as vezes que a água foi testada, ela foi considerada própria. Outros 20 pontos tiveram 99% das análises positivas e também são considerados locais limpos. O estudo foi feito em cima dos monitoramentos semanais realizados entre novembro e março dos últimos dez anos.
O gerente de pesquisa e análise da qualidade ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, explicou que as praias de mar aberto têm mais chances de uma balneabilidade positiva. “Ali, a circulação de correntes marítimas é mais frequente, o que colabora para a renovação das águas. Já o lançamento de esgoto na praia, rios ou córregos próximos, além de muita chuva, pode deixar a água imprópria”, observa Tavares.
Os pontos que se destacaram na região também ficam em mar aberto. As análises no balneário Paese foram realizadas entre as ruas 1.020 e 1.030. Lá, foram feitas 236 análises nos últimos dez anos. Na praia do Capri, o ponto monitorado fica em frente à rua Inglaterra. Foram 241 análises – todas positivas.
A região ainda tem cinco pontos que se destacaram com 99% das análises positivas: a prainha de Penha, a praia Grande e a praia da Saudade; a Barra do Saí, em Balneário Barra do Sul; e a praia Grande, em Itapoá.

Fonte e foto: Jornal A Notícia