Hoje se comemora o Dia da Pessoa com necessidade auditiva

Hoje é comemorado o dia da pessoa com necessidade física, onde são relembradas as lutas históricas por melhores condições de trabalho, saúde, educação, dignidade e cidadania ao portador de surdez. Em 1857, neste mesmo dia, foi inaugurada a 1ª Escola para Surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, hoje o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.
A rede municipal de ensino de Itapoá conta com a professora de libras Elenita Reichardt Jung, que trabalha com uma abordagem de ensino inclusivo. O trabalho é realizado nas escolas que possuem alunos com necessidades auditivas. Há também o atendimento às famílias dos alunos, para que compreendam o processo de ensino de libras e sua importância no contexto escolar, familiar e social.
Muitos desconhecem a história dos surdos e não sabem que a sociedade tem muito a comemorar. Afinal, segundo a professora de Libras Elenita Reichardt Jung, hoje a condição de vida dos surdos está muito melhor. A libras foi oficializada como língua, o que tem gerado grandes mudanças no acesso à informação; nos locais públicos há profissionais que sabem libras; na televisão há legendas; o celular possibilita a comunicação por mensagens, bem como na internet; e hoje muitos surdos estão terminando o ensino superior.
Todas as conquistas e avanços só reforçam a importância da existência desse dia. Surdez não é uma deficiência, mas uma cultura. Eles pertencem a uma comunidade, e a linguagem gestual é o idioma principal.

"A necessidade da comunidade surda em se expressar vai muito além da busca por compreensão da língua, fazer parte do silêncio dos surdos é se manifestar na forma cultural e diversa da sua identidade na sociedade ouvinte”. (Raul Cuore)


Fonte: Elenita Reichardt Jung – Professora de Libras e Terezinha Fávaro da Silveira – Coordenadora de Projetos e Eventos da Secretaria Municipal de Educação.
Fotos: Elenita Reichardt Jung