AMUNESC liquida débitos e recupera sede própria

No final do mês de agosto a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC, compreendida por Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, liquidou sua dívida de mais de um milhão de reais junto a Receita Federal do Brasil. Dívida esta adquirida pela ausência de pagamentos de encargos fiscais e trabalhistas nas gestões que antecedem 2009, o que comprometia a sede própria e os veículos da associação, que estavam prestes a ir a leilão.
Em 2009 a assembléia de prefeitos da atual gestão – 2009 a 2012, tendo na presidência o prefeito de Itapoá, Ervino Sperandio, ao se deparar com a referida situação, num ato de coragem promoveu uma reestruturação administrativa e financeira, o que possibilitou a otimização dos recursos e o cumprimento de todos os deveres e demais ações das gestões consecutivas.
No ano de 2010, durante a presidência do prefeito de Rio Negrinho, Osni José Schroeder, deu-se continuidade ao trabalho inicial. Apesar do controle no orçamento para cumprir com o objetivo de sanar a dívida com a Receita Federal, a associação ainda ampliou seus serviços técnicos e de assessoria, modernizou seus equipamentos de informática, reformou, readequou e modernizou parte do espaço físico do prédio e investiu em novos veículos.
Este ano, o atual presidente, Vilmar Grosskopf, prefeito de Campo Alegre, priorizou a quitação da dívida. Agora a meta é formar um novo caixa para novos investimentos em prol de projetos que priorizem o atendimento aos municípios, cumprindo com o objetivo estatutário da associação. Para o ano que vem se deseja diminuir os repasses dos municípios. “Agora podemos trabalhar sem qualquer preocupação, o prédio, veículos, enfim todo patrimônio é dos municípios. Esta gestão de prefeitos mostrou como administrar com responsabilidade e seriedade os recursos públicos recebidos dos municípios. Aqui na AMUNESC os recursos são bem aplicados e retornam aos municípios em forma de prestação de serviços. Quero agradecer a todos os prefeitos dos municípios associados por terem aceitado este desafio no início das nossas gestões, e que agora já é realidade”, fala Vilmar.
Conforme o Prefeito Ervino Sperandio, primeiro presidente da Associação nesta gestão, a dívida chegava à quase dois milhões de reais no início de 2009. E com a reestruturação administrativa e financeira, mesmo com a liquidação das rescisões, a dívida foi minimizada, colaborando no trabalho das gestões posteriores. Com esta liquidação, o Prefeito também ressalta futuras melhorias para todos os municípios, como a diminuição da mensalidade, por exemplo. Além disso, agradece a colaboração de todos os prefeitos associados.
 
Informações: Sidneya Foss – Comunicação e Marketing – Amunesc