Santa Catarina terá tempo mais seco neste verão

O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul – BRDE), que tem como objetivo encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, divulgou recentemente o documento da previsão para a primavera e o verão deste ano, um período que terá chuva abaixo da média no estado, em associação ao fenômeno La Niña.
Este é um fenômeno oceânico-atmosférico que se caracteriza por um resfriamento nas águas do oceano Pacífico Equatorial, entre a costa peruana e australiana, e é notado desde maio, com a baixa temperatura da superfície do mar na região. O La Niña influencia o clima regional e global, e afetará o regime de chuva em Santa Catarina, com a diminuição dos volumes e alteração na distribuição, principalmente neste mês. Há ainda a possibilidade de estiagem no estado.
Conforme os estudos, este último trimestre do ano será caracterizado por dias de sol e períodos prolongados de tempo firme e sem chuva, a umidade do ar ficará mais baixa que o normal e haverá menos frequência de temporais e granizo.
Neste período mais seco no estado, é importante que os agricultores e a população se conscientizem principalmente sobre o consumo adequado da água, evitando desperdícios e verificando possíveis vazamentos. Uma boa forma de economizar e colaborar com o meio ambiente é implantar um sistema de captação e depósito da água da chuva para, por exemplo, lavação de casa, veículos, hortas e jardins.
Além disso, evitar queimadas, reflorestar as áreas de maior declividade, isolar rios, açudes, riachos e bebedouros para evitar o acesso direto dos animais e tratar os dejetos humos e animais adequadamente, colaboram muito para o meio ambiente a para o bem estar de todos.

A praia e o bom tempo contagiam as pessoas para aproveitar bem o dia no verão, mas principalmente neste ano, com uma estação mais seca, é necessário tomar alguns cuidados para se manter saudável e hidratado:

– Beba bastante líquido, dando preferência para água e sucos naturais;
– Coma alimentos leves como frutas, legumes e verduras;
– Use protetor solar constantemente;
– Evite pegar sol entre 10h00min e 16h00min;
– Alongue o corpo antes e depois de praticar exercícios físicos;
– Use roupas e calçados adequados para o exercício que for praticar;
– Reserve tempo para o lazer.