Projeto “Quem colocou farofa no chineque” tira dúvidas dos alunos do maternal III

Foi desenvolvido nas últimas semanas, o projeto “Quem colocou farofa no chineque” com as crianças do maternal III da rede municipal de ensino. Ele foi criado a partir de dúvidas das crianças, que ao receberem o pãozinho no lanche da manhã, um dia era sem farofa e tinha o nome de pão, outro dia tinha farofa e recebia o nome de chineque. Então quiseram saber quem colocava a farofa no pão.
Como a educação infantil está trabalhando com sequência didática, através de projetos, aproveitaram a dúvida e executaram o mesmo. Conforme o Referencial Curricular de Educação Infantil, os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver, ou um produto final  que se quer obter. Possui uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado.
O projeto “Quem colocou farofa no chineque” se desenvolverá em sete etapas, nas quais as crianças vivenciarão várias situações de aprendizagem. A primeira etapa consistiu na apresentação do projeto para os alunos, depois foram feitos os critérios de observação da panificadora e a visita a mesma. Agora será elaborado um cardápio para o café na escola, depois os alunos terão a experiência de confeccionar um bilhete e um livro de receita, depois elaborarão um convite para os pais e, para finalizar, haverá um café com a presença dos pais.
A partir das pesquisas, entrevistas e outras atividades, gestores, especialistas e professores que participam do projeto, estão felizes com o resultado. Esta descoberta, não só para os alunos, é uma experiência prazerosa e enriquecedora.