ITAPOÁ + CENSO

A partir da semana passada, foi iniciada o XII Censo Demográfico, que constituirá no grande retrato da população brasileira e suas características sócio-econômicas.

Os recenseadores do IBGE visitarão todos os domicílios de nosso município para preencher o questionário do Censo 2010 e poderão ser facilmente identificados pelo colete azul e boné com identificação do IBGE, crachá de identificação e o computador de mão para as entrevistas. Além disso, o nome e o número da matrícula que constam no crachá de identificação do recenseador podem ser confirmados através da ligação gratuita para o telefone 0800 721 8181 ou consultados na internet pela página oficial do IBGE.

Para esta tarefa de retratar toda a população brasileira, o IBGE conta com a parceria dos Ministérios, órgãos regionais de estatística, secretarias estaduais, órgãos de planejamento metropolitano e parceiros internacionais como a Organização das Nações Unidas. Em nosso município o IBGE tem o total apoio da Prefeitura, a qual deseja que o Censo seja realizado com exatidão para retratar fielmente o número e as características da população.

O resultado do Censo é de extrema importância para o nosso município, pois o número de moradores reflete diretamente em uma importante fonte de arrecadação. E é este número que determina o repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, influencia também no repasse do SUS (se o atendimento é de um morador de outra cidade a valor deste atendimento retorna para o município de origem), do Fundo de Desenvolvimento da EDUCAÇÂO – FUNDEB, inclusive o repasse de convênios e verbas estaduais e federais.

Em 2007 o IBGE apurou em nossa cidade cerca de 11.000 habitantes, no entanto, com o grande crescimento populacional nos últimos anos, temos a certeza de que este número está muito aquém da realidade quando comparamos com outros quantitativos como: a existência de 14.000 edificações, mais de 13 mil pontos de ligação de energia elétrica, em torno de 4.000 alunos na rede de ensino e cerca de 10 mil eleitores cadastrados. Média de 15 mil procedimentos médicos na rede de saúde, excluindo-se deste montante os meses de dezembro e janeiro.

Quando o IBGE em 2002 apontou uma população de 8.500 habitantes o atual prefeito, em seu primeiro mandato, acreditado haver um grande déficit naquele levantamento, coordenou um processo de revisão que culminou com a elevação do índice do FPM, passando de 0,6 para 0,8 pontos. Já no início da nova gestão, foi tentado através de outro processo, rever o levantamento de 2007, mas o IBGE indeferiu, pois já havia se passado dois anos da homologação do resultado.

Então agora, neste Censo de 2010, é o momento de revertermos esse quadro e retratarmos a verdadeira realidade de nosso município. Com um resultado atualizado e com o real número de moradores, todos sairão ganhando, a maior arrecadação conseqüentemente reverterá benefícios para toda a população, como mais infra-estrutura, segurança pública, saúde e educação.

É importante que todas as pessoas que residem ou que passam a maior parte do ano em Itapoá, utilizando dos serviços oferecidos, se declarem moradores nas entrevistas dos recenseadores; caso o IBGE passe em sua residência em horário de trabalho, ou se você não estiver em casa, procure o Posto de Atendimento na Prefeitura Municipal. Somente com indicadores corretos a União poderá repassar o que é de fato nosso de direito, possibilitando o investimento que o município de Itapoá merece.

Vale ressaltar que além da baixa arrecadação, devemos cuidadosamente analisar uma peculiaridade da cidade. Itapoá é um município litorâneo de grande porte recém emancipado, e que durante três meses do ano, recebe um dos maiores fenômenos de movimento de massa existentes no planeta, o veraneio. Tal acontecimento tem influência diretamente nas tomadas de decisão do governo municipal ao longo de todo o ano.

Estimamos que residem hoje em Itapoá aproximadamente 17 mil moradores, e que essa população chega a atingir na temporada cerca de 300 mil pessoas, usufruindo de todos os serviços municipais disponíveis, como saúde e segurança pública, tendo um déficit significativo sem contribuição direta com gastos por parte destes visitantes. Apesar do Turismo ser o grande contribuidor para a economia de Itapoá, todos os anos a administração pública precisa preparar recursos extras para manter os visitantes que por nosso município passam.

Mais uma vez, em termos de recursos, é valido enfatizar a importância que o censo representa para Itapoá. Segundo o último censo realizado pelo IBGE em 2007, a população do município não ultrapassava 11.000 habitantes, sendo classificado na tabela do FPM com o índice de 0,8%. Neste censo 2010, estimamos atingir, conforme dados quantitativos descritos anteriormente, no mínimo 17.000 mil habitantes, o que reverteria em um FPM de 1,2%, ultrapassando a classe até então ocupada em 0,4 décimos. Esta pode aparentar uma pequena alteração de classe, no entanto, se de fato ocorrer esta transferência, Itapoá ira receber a mais do Governo Federal o montante de R$ 3.000.000,00/ano, ou seja, um valor extremamente alto que está deixando de chegar a nossa cidade, e que poderia estar sendo empregado, por exemplo, na infra estrutura municipal (pavimentação de vias públicas) ou na área da saúde e da educação.

Reforçamos a necessidade de lutarmos juntos por nossos direitos, sempre com o intuito de beneficiar toda a população itapoaense, sem deixar de lado a vocação turística que muito movimenta nossa economia e atrai tantos visitantes à nossa cidade.