Seminário apresenta Projeto Orla à população itapoaense

A Prefeitura de Itapoá, através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, realizou na última sexta-feira (16) o seminário sobre o Projeto Orla Itapoá. O evento teve como objetivo apresentar à comunidade o projeto de gestão integrada da orla marítima de Itapoá – Projeto Orla.
Este Projeto é uma ferramenta de planejamento de uso e ocupação da orla marítima brasileira, por meio da gestão compartilhada entre o governo federal, as administrações estaduais e municipais e a sociedade. Em nosso município, ele está sendo elaborado através de uma parceria entre a Prefeitura de Itapoá, a Secretaria do Patrimônio da União, o Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Estado de Santa Catarina.
Participaram do evento o vice-prefeito de nosso município, Mário Eloi Tavares, o Presidente do Gerco Santa Catarina e Programa Orla Estadual, Cesar Santos Faria, o Capitão-de-Corveta da Capitania dos Portos de São Franciso do Sul, Marcos Werneck Regina, a Superintendente do Patrimônio da União, Isolde Espindola, Adelina Cristina Pinto, a Secretária de Planejamento e Urbanismo, Andréa Choma, vereadores, demais diretores do Poder Executivo e comunidade.
Segundo a Secretária Andréa Choma, o projeto tem como grande vantagem possibilitar um processo participativo de discussão da orla. "Esta é uma grande oportunidade para que os diversos órgãos públicos envolvidos e com gerencia neste espaço em conjunto com a sociedade civil encontrem diretrizes e soluções economicamente viáveis e ambientalmente adequadas para não só resolver os conflitos existentes, mas sim propiciar diretrizes futuras para que a Orla de Itapoá seja motivo de orgulho para todos nós". O Projeto Orla em Itapoá é fruto do amadurecimento do Poder Público, que em 2002 encaminhou a ficha de adesão do projeto à Comissão Técnica Estadual, e desde então vem seguindo etapas preliminares até chegar na etapa de discussão do Projeto. Andréa afirma ainda que isto é evidente nas discussões e aprovação do Plano de Gerenciamento Costeiro Ambiental (PGC), o município é o primeiro do país a ostentar um PGC na esfera municipal.