Novo relatório indica novamente balneabilidade própria em Itapoá

Nossa cidade está de parabéns! Nos últimos relatórios realizados pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina), Itapoá obteve todos os seus pontos próprios para banho, assegurando a saúde e o bem estar de todos os moradores e turistas. Os 32 quilômetros de praia e belezas naturais estão acessíveis como nunca, sem maiores riscos para os banhistas.

– Sobre a balneabilidade –

A pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado pela FATMA e analisa as águas de cada balneário, determinando se estão próprias ou não para o banho, ou seja, se estão ou não contaminadas por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia colia presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.
Conforme a FATMA, o estudo começa com a coleta de amostras da água do mar de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. Esses pontos são selecionados de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de março a novembro e semanalmente de dezembro a fevereiro – o pico da temporada de Verão. Os técnicos fazem as coletas da água do mar a um metro de profundidade, na quantidade de 250 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas e são necessárias cinco semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável.
O ponto é considerado Impróprio para banho quando em 60% dos últimos cinco resultados o volume de Escherichia coli (presente nas fezes de animais de sangue quente, incluindo o homem) for superior a 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água, nas amostras coletadas ou quando, na última amostragem, o valor obtido for superior a 2.000 NMP por 100 mililitros de água.

Confira abaixo o relatório na íntegra.