Escola Municipal Euclides Emídio da Silva comemora Dia do Teatro

O dia 27 de março é comemorado mundialmente como sendo o dia do Teatro. E para celebrar esta data, a Escola Municipal Euclides Emídio da Silva realizou uma apresentação teatral na última quarta feira, dia 24.
A peça apresentada é uma releitura da história Branca de Neve e será realizada pelo grupo “O corpo fala”, que tem como objetivo melhorar o desenvolvimento da escrita, oralidade e expressões corporais dos alunos. O grupo integra hoje 42 crianças de todos os anos do ensino fundamental.
O teatro, que surgiu na Grécia Antiga, já sofreu muitas mudanças até os dias atuais. Na antiguidade os gregos assistiam às peças de graça, ir ao teatro era um dos compromissos sociais. Assim como havia rituais religiosos e assembléias para decidir os rumos das cidades, existiam os festivais de teatro; dedicados às tragédias ou às comédias, eles eram financiados pelos cidadãos ricos e o governo pagava aos pobres para que comparecessem às apresentações.
Os festivais dedicados à tragédia ocorriam em teatros de pedra, ao ar livre, onde se escolhia o melhor autor, embora alguns atores fizessem sucesso, os grandes ídolos do teatro eram os autores. As apresentações duravam vários dias e começavam com uma procissão em homenagem ao deus Dioniso, considerado o protetor do teatro. A platéia acompanhava as peças o dia inteiro e reagia intensamente às encenações.
Nas escolas, o teatro permite um formidável desenvolvimento da capacidade criativa, a dramatização, sendo uma atividade de livre expressão é um momento de espontaneidade, tornando-se um campo ideal para criação. O valor educativo da expressão dramática reside no caráter integrador da pessoa, ou seja, desperta a sensibilidade, o sendo crítico e outros valores que fazem parte do ser social.
No trabalho com crianças, mais importante do que tentar criar pecinhas é estabelecer condições para que elas possam manifestar-se corporalmente através da dramatização, da dança, da música, de fantoches, de imitação, etc. Ao manifestar-se corporalmente, a criança estará se expressando e utilizando-se de personagens para expor problemas de seu cotidiano. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cena, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos.
O teatro promove oportunidades para que crianças, adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes históricos, operando em um modo coletivo de produção de arte.