Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em Itapoá

– Secretaria de Esporte e Juventude – 

Neste dia 5 de junho crianças do Programa Segundo Tempo, participantes dos núcleos do Complexo Esportivo, cumpriram seu valioso papel de cidadãos. Mais de 200 jovens participaram desse dia tão especial. Primeiramente realizaram um “arrastão” para coleta de lixo em toda a orla marítima entre o Balneário Cambijú e 1ª pedra em Itapema do Norte, em seguida plantaram mudas de Palmeira-areca (Dypsis lutescens) em torno do campo de futebol do Itapema.
Com o objetivo de conscientizar as crianças e a comunidade em geral sobre a preservação do meio ambiente, a avaliação inicial do evento foi considerada um grande sucesso, pois se percebeu nitidamente o interesse das crianças em tornar nosso futuro melhor e possível. Através dessa e de outras iniciativas, o Programa Segundo Tempo cumpre com sua filosofia de dar continuidade aos conteúdos trabalhados nas escolas.

– Escola Ayrton Senna –  

Outro acontecimento foi a Passeata Ecológica realizada pela Escola Municipal Ayrton Senna. A passeata contou com a presença massiva de alunos e professores da escola que tomaram a Avenida André Rodrigues de Freitas. A caminhada foi iniciada em frente à agência do BESC, seguiu escoltada pela Polícia MIlitar, sentido continente até o Supermercado Brasão, onde todos se concentraram para então distribuírem cartões (confeccionados pelos próprios alunos) e sacolas de lixo para carros com mensagens remissivas a conservação ambiental, além de mudas de Palmeira Real (Archontophoenix Alexandrae) gentilmente cedidas pela ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental).
Tal passeata faz parte de um projeto elaborado pela escola, referente à preservação do ambiente e recursos naturais. O projeto tem como responsável a Professora Cátia Nicolachik, e o público alvo são os alunos do 1º ano do Ayrton Senna. A importância deste projeto é conscientizar os alunos de um modo geral e a comunidade escolar da importância de propor ações para que possam obter mais conhecimento a respeito dos efeitos ambientais (efeito estufa, mudanças climáticas, falta da água, desertificação) que decorrem do mau uso dos recursos naturais disponíveis na natureza para utilização responsável do homem, visando à própria manutenção da biodiversidade e da vida humana.

– Instituto de Educação Especial de Itapoá –  

Para comemorar este dia, alunos do IEEI (mantido pela APAE) fizeram um descontraído passeio pela praia, visitando alguns dos principais cartões postais do nosso município. A idéia surgiu por iniciativa do professor de Educação Física Alan, o qual queria demonstrar para os alunos na prática conceitos referentes à educação ambiental. Também acompanharam a excursão as professoras Denise e Luciane.

– Reserva Volta Velha –   

No período da noite, além do Projeto Acantonamentos, realizado pela ADEA junto às escolas da rede municipal de ensino, foi realizada na Reserva Volta Velha uma palestra comemorativa ao Dia do Meio Ambiente. O palestrante Juarez Michellotti conduziu a apresentação de forma bem humorada, demonstrando aos jovens que a relação cotidiana do ser humano com o ambiente é muito mais íntima do que eles podiam imaginar. Juarez também comentou sobre conceitos voltados a educação e sua afinidade com o meio ambiente. Estavam presentes para a palestra, além dos alunos da Escola Alberto Speck, o Vice-Prefeito, o Diretor Municipal do Meio Ambiente, o Presidente da ADEA, entre outros.

Parabéns a todos pelas diferentes iniciativas e continuem desempenhando um excelente trabalho na educação dos nossos jovens itapoaenses.
Não só Itapoá, mas o Planeta Terra agradece!