Artesãos de Itapoá aprendem finanças em projeto da Univille

Como montar um orçamento doméstico e se comportar na hora das compras foi o tema do primeiro curso em Itapoá do projeto de extensão Reciclagem Integral do Peixe, do departamento de Ciências Econômicas da Univille, destinado a incrementar o artesanato no município e evitar a poluição provocada pelo descarte dos restos dos peixes no mar. O curso de Finanças foi ministrado na tarde desta sexta-feira (05), na Câmara de Vereadores de Itapoá, pela economista e professora Jani Floriano. Cerca de 20 artesãos participaram do encontro.
O projeto, coordenado pela economista e professora Eliane Maria Martins, prevê ainda cursos gratuitos sobre gestão, empreendedorismo, marketing e formação de preços, que deverá ser o próximo, ainda sem data marcada, além de cursos práticos de curtimento e tingimento do couro de pele de peixe de diversas espécies consumidas pela população. O trabalho conta com apoio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Cultura de Itapoá.
A idéia do projeto partiu de três estudantes do ensino superior, moradoras do município, acadêmicas do curso de Desenvolvimento Regional da Univille. O projeto foi aprovado pela Universidade, e o primeiro encontro realizado em maio no espaço da Feira de Artesanato de Itapoá, localizada na Avenida André Rodrigues de Freitas. Várias artesãs de Itapoá haviam feito curso de curtimento do couro e já têm idéia de como funciona o processo.
O principal objetivo é incentivar a utilização da reciclagem do peixe para a produção de um artesanato diferenciado. “Nossa expectativa é levar conhecimento aos artesãos e fazer com que consigam gerar mais renda com a atividade. Porque criatividade já percebemos que os artesão de Itapoá têm de sobra”, enfatiza a professora Eliane Maria Martins. O projeto vai auxiliar no processo de despoluição dos rios, já que os resíduos da pesca são jogados no mar pelos pescadores.

Fonte: Adriana Zoch – Assessoria de Imprensa da Univille