Servidores da Secretaria da Fazenda de Itapoá visitam Prefeitura de Itajaí


Na primeira semana de junho, a equipe da Gerência de Tributos da Secretaria da Fazenda de Itapoá fez uma visita técnica ao Setor de Auditoria Fiscal da Secretaria da Fazenda de Itajaí. A comitiva, composta por Ângela Puerari, secretária da Fazenda; Sheron Scholze, gerente de Tributos; Tatiane Ketlin, coordenadora de Auditoria, Fiscalização e Recurso Tributário; Leidiane Seger, auditora fiscal; e José Eraldo Araújo, fiscal de Tributos; foi recebida por Marcelo Scherer, coordenador de Auditoria Fiscal Tributária de Itajaí e pelos auditores Gabriel Tocantins e Ivan Santos.

O objetivo foi promover a troca de conhecimentos e experiência para aprimorar as práticas de auditoria e fiscalização de Itapoá. Durante a visita, ambas as secretarias apresentaram as respectivas atividades desenvolvidas em suas cidades, como fiscalização de tributos municipais, mecanismos para identificação de fraudes e planejamento estratégico de ações fiscais.

De acordo com Ângela Puerari, secretária da Fazenda de Itapoá, o benchmarking é crucial para aperfeiçoar os procedimentos tributários. “A expectativa é que as experiências compartilhadas contribuam para o fortalecimento da arrecadação municipal e para o combate à sonegação fiscal em Itapoá’, conta.

No encontro, os servidores de Itapoá também conheceram os sistemas informatizados de monitoramento fiscal e ferramentas de análise de dados. Além disso, foram apresentados casos de sucesso no combate à sonegação e formas eficientes de recuperação de créditos tributários.

Para a gerente de Tributos, Sheron Scholze, as informações dos colegas de Itajaí foram muito importantes. “Estamos sempre em busca de aprimorar nossos processos e fortalecer nossa atuação na fiscalização tributária. A troca de experiências com outros municípios é fundamental nesse sentido, e a visita ao Setor de Auditoria Fiscal de Itajaí nos proporcionou uma visão ampla das boas práticas adotadas por eles”, afirmou.

O coordenador de Auditoria Fiscal Tributária da Fazenda de Itajaí, Marcelo Scherer, ressaltou a importância da troca de conhecimentos entre as Prefeituras. “Fortalece a integração e reforça o compromisso das áreas tributárias municipais pelo trabalho efetivo no combate à sonegação fiscal”, destacou Scherer.