Secretaria de Meio Ambiente participa do evento Portos e Costas Brasil 2023
Nesta semana, dias 22 e 23 de maio, o secretário de Meio Ambiente, Rafael Brito, participou do congresso Portos e Costas Brasil 2023, em Balneário Camboriú. O evento reuniu os principais nomes relacionados à engenharia e infraestrutura portuária e do transporte aquaviário para discutir e difundir conhecimentos técnicos e experiência práticas em temas como dragagem, engenharia costeira e portuária, meio ambiente, navegação, hidrovias, marinas e cruzeiros.
Rafael Brito conta que os dois temas mais debatidos foram a importância das dragagens para a atividade portuária e os métodos para a proteção da linha de costa (alargamento de faixa de areia).
“Itapoá é um município portuário e turístico, por isso, esses dois temas são de fundamental importância para o futuro da cidade, pois, a necessidade de aprofundamento do canal externo de acesso aos portos da Babitonga é uma realidade, ao mesmo tempo em que a recuperação da erosão costeira da orla itapoaense é uma medida essencial para proteger o patrimônio público e privado, além de garantir a manutenção do turismo e lazer em condições adequadas em boa parte de nossa costa.
De acordo com o curador do evento Mauricio Torronteguy, que é oceanólogo e mestre em oceanografia costeira e geologia marinha, os setores portuário, de transporte marítimo e hidroviário, têm passado por alterações significativas. “São mudanças influenciadas por questões econômicas, ambientais e regulatórias, que imprimem alto dinamismo ao setor. Isso demanda uma constante modernização das infraestruturas e a adoção de novas tecnologias para tornarem a atividade cada vez mais sustentável e competitiva”, explica Torronteguy.
O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Junior também foi um dos palestrantes do Portos e Costa Brasil 2023 com o tema “A importância da dragagem para a infraestrutura portuária e seus desafios”.
Para Rafael Brito, a participação da Prefeitura de Itapoá no congresso, por meio da Semai, é de suma importância para atualizar e adquirir conhecimentos aplicáveis ao município. “Além de ampliar nossa rede de contatos, pudemos entender, de forma mais aprofundada, as necessidades e os processos ligados ao ramo portuário. Isso ajudará para que o acompanhamento do trâmite de uso benéfico de sedimentos dragados no canal de acesso externo aos portos da Babitonga ocorra em harmonia e em sinergia com os terminais portuários do Complexo”, afirma Brito, e ressalta: “o processo junto ao IBAMA de licenciamento ambiental para a dragagem inclui o uso do sedimento (areia) no alargamento de trecho considerável da orla itapoaense”.