Performance teatral no Mercado Municipal aborda violência e abuso contra criança e adolescentes

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu diversas ações de conscientização durante a semana sobre o Maio Laranja, mês criado para falar sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi a Semana Faça Bonito que se encerra neste sábado, dia 20, com uma performance teatral sobre o tema, às 16h, no Mercado Municipal de Itapoá (Mercado da Maria).

 

A performance será apresentada pelo ator Rafael Nagel, com 20 anos de carreira artística. Nagel também é produtor cultural, professor de teatro e cineclubista. Trabalhou com os grupos Cia Caravana do Sonhar, de contadores de história, e com a Associação Grupo de Pesquisa Teatral Panaceia, ambos de São Bento do Sul. “A ideia é mostrar uma performance teatral que traga dados, números da violência contra a criança e o adolescente, mas, mais do que isso, propor a participação da plateia por meio de jogos de desinibição, fazendo com que o público presente se coloque nesse lugar e reflita sobre o assunto”, afirma Nagel.

 

O ator afirma que a proposta para este sábado é levar algo que movimente quem está assistindo. “A plateia não vai lá para me ver, vai para participar, por isso da performance por meio do corpo, do tato, do olfato, audição. É um processo quase de sensibilização por essa causa tão importante que é o combate ao abuso e à exploração da criança e do adolescente que não deveria ter só um mês como o maio laranja, mas, sim, ser nossa primeira preocupação como sociedade”, enaltece o produtor cultural.

 

Os números de casos no Estado são alarmantes. Dados compilados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) mostram que entre janeiro 2019 e maio de 2023 foram registrados 21,4 mil crimes de violência sexual contra pessoas vulneráveis em SC. Destes, 85,91% foram cometidos contra vítimas do sexo feminino. Os registros mostram, ainda, que 47,5% dos casos são de meninas entre 10 e 18 anos. Os crimes acontecem, em geral, na parte da tarde, entre as 12 horas e as 17h59min. O perfil dos agressores também chama atenção, já que em 97% dos registros o autor se trata de um homem e, em 43% das ocasiões, ele têm entre 25 e 50 anos de idade.

 

A data de 18 de maio remete a um fato ocorrido há exatos 50 anos, que ficou conhecido como ‘Caso Araceli’, quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois e seus agressores nunca foram punidos. É para que situações como essa não se repitam que a data foi instituída, e ela faz referência a dois tipos de crimes: o abuso e a exploração sexual.

 

Serviços:

Performance Teatral sobre Dia do Combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes
Data: 20 de maio
Horário: 16h
Local: Mercado Municipal de Itapoá – Mercado da Maria
Endereço: Rua Francisco Quintino Correia, 710 – Itapema do Norte

Entrada gratuita para toda a comunidade!