Animais marinhos encalhados na praia. Saiba como proceder!
Com a chegada do inverno aumentam as ocorrências de encalhes de animais marinhos na praia devido ao período de migração de algumas espécies da fauna marinha. Os animais vêm em busca de alimentos, temperaturas mais amenas, e outros vêm para se reproduzir.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semai) chama a atenção para as informações disponibilizadas pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que no litoral Norte de Santa Catarina é executado pela Univille. A equipe monitora as praias diariamente em busca de animais marinhos encalhados (vivos ou mortos). Os animais vivos debilitados registrados na zona litorânea dos municípios de Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Araquari recebem atendimento da equipe de veterinários e tratadores na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille em São Francisco do Sul. Na ala de animais mortos dessa instalação, profissionais da equipe fazem as necropsias dos animais encontrados já sem vida para identificação da causa da morte.
Caso a população encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na faixa de areia, deve entrar em contato com a equipe do PMP-BS/Univille pelo número 0800-642-3341 ou (47) 99212 9218 (ligação ou whatsapp), todos os dias da semana (inclusive domingos e feriados), das 6h às 18h. Sempre que for possível, encaminhe uma foto do animal e a localização fixa para que os profissionais façam o resgate/registro o mais rápido possível.
Tartarugas, mamíferos marinhos e aves oceânicas e costeiras fazem parte da fauna alvo do PMP-BS. Nesse grupo estão as espécies comumente avistadas nas praias incluindo os pinguins, gaivotas, atobás, fragatas, lobos marinhos, golfinhos, baleias e todas as cinco espécies de tartarugas de água salgada que ocorrem no litoral brasileiro.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, compreendido entre Araquari a Itapoá.